Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Justiça Eleitoral vai reforçar divulgação para aumentar cadastramento biométrico em Joinville

Cidade tem o menor índice de cadastro entre os municípios onde o procedimento é obrigatório em Santa Catarina

João Batista (JB)
Joinville
Luciano Moraes/ND
Posto de atendimento da Justiça Eleitoral, localizado na rua Otto Boehm, vai ganhar reforço na equipe

 

A Justiça Eleitoral de Joinville vai reforçar a divulgação do cadastramento biométrico dos eleitores joinvilenses a partir da próxima semana, com a distribuição de panfletos nos terminais de ônibus e entrega de material em empresas, órgãos públicos e entidades. O contingente de atendentes no posto aberto exclusivamente para a biometria na rua Otto Boehm, no Centro, também terá incremento de 60 novos estagiários, que passarão por treinamento para ajudar nas atividades.

As medidas buscam aumentar o número de cadastramentos. Entre as sete cidades onde o procedimento é obrigatório em Santa Catarina, Joinville tem o menor índice de biometria, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Até agora, 16,7% dos eleitores da cidade fizeram o cadastramento biométrico, o que representa quase 65 mil pessoas entre o total de 387.492 eleitores do maior colégio eleitoral do Estado. A campanha publicitária dá destaque ao endereço do cadastramento, que desde junho funciona na rua Otto Boehm, em estrutura montada só para o serviço.

O material trás até um mapa com as referências para o público chegar até o local. “A gente quer divulgar bem o endereço”, frisou Silvia Maria Ornelas Marques, coordenadora da biometria. Segundo ela, o atendimento diário tem ficado um pouco abaixo da meta dos 1.700 cadastros por dia. Ela explicou que a procura diminuiu depois que o serviço passou daquele momento de novidade. Em Joinville, as primeiras biometrias começaram a ser feitas no final de março, no cartório eleitoral do Centro.

“No início houve um bom disparo mas o movimento se estabilizou com uma leve queda”, observou.  A divulgação quer estimular os eleitores. A pretensão é que a maior parte do eleitorado (entre 60% e 70%) fique com o cadastramento biométrico em dia ainda neste ano, para que se evite atropelos no prazo final, em 22 de março de 2016. “O pessoal está deixando para frente porque acha que [o prazo] está muito longe. Nossa principal orientação é que o eleitor venha nesse ano”, comentou.

Agilidade no atendimento

O posto de atendimento da Justiça Eleitoral está atuando com força total. Além dos servidores eleitorais, de cinco cartórios da cidade, 108 soldados do Exército reforçam o atendimento à população. Quem já garantiu a biometria, destaca a agilidade no serviço. Danilo Agapito, 28 anos, morador do bairro  Jardim Iririú, fez o cadastramento na sexta, aproveitando o período de férias do trabalho. “Não durou nem cinco minutos”, contou.

Para Alexsandro Alselmo Marcolino, 22, do bairro João Costa, o procedimento durou um pouco mais, mas mesmo assim foi rápido e tranqulo. Ele optou pela sexta-feira por ser um dia com menos movimento. “Peguei uma fila menor”, disse. O atendimento no posto vai das 9 às 18h, e pode ser agendado pela internet. Os eleitores devem comparecer com documento de identidade com foto, comprovante de residência e título de eleitor (se tiver).

 

Cadastramento biométrico em Santa Catarina: percentual concluído por cidade

 

Santo Amaro da Imperatriz

85,29%

Dos 17.439 eleitores, 14.873 fizeram o cadastramento biométrico

A meta no município foi atingida em 02/08

 

Biguaçu

46,28%

Dos 45.588 eleitores, 21.096 já compareceram ao cadastramento biométrico

Média diária de 196 atendimentos nos últimos cinco dias úteis

 

Palhoça

44,19%

Dos 103.744 eleitores, 45.847 já compareceram ao cadastramento biométrico

Média diária de 434 atendimentos nos últimos cinco dias úteis

 

Florianópolis

33,98%

Dos 334.870 eleitores, 113.795 já compareceram ao cadastramento biométrico

Média diária de 1094 atendimentos nos últimos cinco dias úteis

 

São José

30,04%

Dos 152.590 eleitores, 45.845 já compareceram ao cadastramento biométrico

Média diária de 534 atendimentos nos últimos cinco dias úteis

 

Blumenau

17,34%

Dos 238.077 eleitores, 41.274 já compareceram ao cadastramento biométrico

Média diária de 997 atendimentos nos últimos cinco dias úteis

 

Joinville

16,70%

Dos 387.492 eleitores, 64.694 já compareceram ao cadastramento biométrico

Média diária de 1679 atendimentos nos últimos cinco dias úteis

 

332.551

Total do eleitorado já biometrizado nas sete cidades

Fonte: TRE-SC

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade