Publicidade
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Família autoriza doação de órgãos de jovem que morreu em acidente na BR-101 em Joinville

Gabriel Antônio Alves Tarnowski, 17 anos, era um dos cinco ocupantes do carro que capotou na noite de sábado (21)

Suellen Dos Santos Venturini
Joinville
Divulgação/ Guilherme Duarte/ Secom/ ND
Nove órgãos Gabriel Antônio Alves Tarnowski foram captados com sucesso nesta terça (24) e levados para transplante

 

Na noite de segunda (23), Gabriel Antônio Alves Tarnowski, 17 anos, teve a morte encefálica confirmada. Ele estava no carro que capotou na BR-101 na noite de sábado (21) com outros quatro jovens. O momento foi de dor para a família Tarnowski, mas também de solidariedade. Com a morte encefálica, foi feita a captação e doação de órgãos. Segundo o Hospital Municipal São José partiu da família o desejo de doar.

Foram retirados coração, fígado, pâncreas, dois pulmões, duas córneas e dois rins com sucesso pela CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do Hospital São José de Joinville nesta terça (24) e foram transportados para os receptores. Os órgãos ajudar nove pacientes na fila por transplantes, informa o gerente de enfermagem da CIHDOTT da unidade. “Só neste caso, nove pessoas terão a chance de uma nova vida, mais saudável e de qualidade. É um momento de esperança em meio à dor da perda”, disse Robson Duarte.   

A ação também significou a primeira captação completa de múltiplos órgãos de Santa Catarina em 2015, De acordo com o Hospital São José, equipes de cinco cidades estiveram envolvidas nas captações: Blumenau, Curitiba, Florianópolis, Joinville e São Paulo. Todas contaram com o auxílio de profissionais do Hospital Municipal São José, além da utilização da estrutura e equipamentos da unidade.

Uma vítima do acidente continua internada. Paula Farias, 19, sofreu fratura de vértebra e seu quadro de saúde é estável. Jairo Rosa Júnior, 20, morreu no local do acidente. Rafael Borba, que dirigia o veículo e Samantha Cristina Bussarelo, 18, tiveram alta no mesmo dia do ocorrido.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade