Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Joinville terá a primeira estação de tratamento de esgoto do sistema prisional do Estado

Assinatura de ordem de serviço ocorreu nesta quinta-feira (5) na Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto e estação deve estar operando em 120 dias

Adrieli Evarini
Joinville
Carlos Junior/ND
Prefeito Udo Döhler e Secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, participaram da assinatura da ordem de serviço

 

Desde que a Penitenciária Industrial de Joinville foi inaugurada, há dez anos, não existe uma estação de tratamento de esgoto para o complexo prisional, que inclui o Presídio Regional. Na duas unidades há mais de 1.300 detentos. A assinatura de uma ordem de serviço nesta quinta-feira (5) vai solucionar o problema. Em 120 dias, a primeira unidade de saneamento do sistema penitenciário de Santa Catarina começará a operar, beneficiando, além das unidades prisionais, parte do bairro Paranaguamirim.

Para o diretor da penitenciária, Richard Harisson Chagas dos Santos, a água captada e tratada será reutilizada para limpeza de bens públicos. Além disso, ele ressalta a importância da obra para a comunidade de Joinville. “A grande conquista não é somente para nós e sim para a saúde pública”, destaca.

Após a liberação da secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Lili Faraco de Luca, o processo completo entre projetos e licitação demorou cerca de um ano até a assinatura a ordem de serviço, realizada na tarde desta quinta-feira, na Penitenciária Industrial de Joinville. O investimento é de cerca de R$ 2,3 milhões e, segundo Santos, o sistema estará operando em 120 dias. Depois desse prazo, a empresa responsável ainda estará presente na unidade por 60 dias para treinamento dos internos que trabalharão no sistema de tratamento.

Segundo o presidente da associação de moradores da região, Osvaldino Lemos, o esgoto caía diretamente nas valas em frente às residências e destacou as mais de cinco mil famílias que serão beneficiadas com a obra.

Além do responsável pela Penitenciária e do presidente da associação de moradores, a cerimônia de assinatura da ordem de serviço contou com a presença do prefeito Udo Döhler, da Secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm e do responsável pelo Presídio Regional de Joinville, João Renato.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade