Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Joinvilenses seguem listas dos livros mais vendidos do Brasil na hora de escolher sua leitura

As sagas adolescentes, romances, auto-ajuda, pitadas de história e, principalmente, adaptações para o cinema, lideram lista de preferências

Adrieli Evarini
Joinville
Fabrício Porto/ND
Biblioteca Pública de Joinville, ali no centro da cidade, um convite a viajar no tempo e na fantasia por meio do empréstimo de livros

 

Para a adolescente Hazel Grace, alguns infinitos são maiores que outros. A história de amor da adolescente e do jovem Augustus Waters está descrita nas 176 páginas do livro "A Culpa é das Estrelas", presente em todas as listas de livros mais vendidos de 2014. Foram mais de 630 mil exemplares vendidos no Brasil. Em Joinville, não é diferente.

Os joinvilenses são frequentadores assíduos de bibliotecas e livrarias e contribuíram para o grande número de vendas do livro de John Green. Nas principais livrarias da cidade, o livro que inspirou o filme homônimo, está entre os mais procurados.

Para a supervisora da Livraria Midas, Rosemere Martins, os leitores são influenciados pelo ranking dos mais vendidos divulgados constantemente por jornais e revistas. “O pessoal usa as listas de mais vendidos como base. Eu diria que de 70 a 80% das vendas é resultado direto da influência dos mais vendidos”, comenta.

Além disso, o fato de muitas histórias saírem do papel para as telonas impulsiona as vendas dos livros. Foi assim com a história de Hazel e Augustus. O livro que não sai de nenhuma lista dos mais vendidos desde que foi lançado, em 2012, deu um salto ainda maior com o lançamento do filme, em 2014. Outros títulos seguiram o mesmo caminho, como "A menina que roubava livros", publicado em 2005 e adaptado para o cinema em 2013, que vendeu em 2014 mais de 120 mil exemplares. “Os livros geralmente vendem bem, são histórias que prendem o leitor, mas é inegável o aumento nas vendas quando as histórias viram filme”, acrescenta Rosemere.

A lista dos livros mais vendidos de 2014 ainda inclui: "Nada a Perder 3", de Edir Macedo; "Ansiedade: Como enfrentar o mal do século", de Augusto Cury; "Destrua este diário", de Keri Smith; "Quem é você, Alasca?", de John Green; "Se eu ficar", de Gayle Forman; "Cidades de Papel", de John Green; "Não se apega não", de Isabela Freitas; e "O Pequeno Príncipe", de Antoine Saint-Exupéry.

Em Joinville, os leitores também têm procurado pelos livros da trilogia "Queda de Gigantes", de Ken Follett.

 

Fabrício Porto/ND
Julia Graciela Pereira visita a Biblioteca Pública com a filha: ela optoi por "Mulheres de Joinville", da escritora Regina Colin, pois se interessa pela história local

 

Biblioteca Pública possui acervo

com mais de 43 mil exemplares

 

Quem passa apressado pelo centro da cidade com sacolas nas mãos e contas para pagar, muitas vezes se esquece de olhar para a Praça Lauro Müller. As paredes da Biblioteca Pública escondem uma infinidade de histórias e viagens que dispensam o avião, ônibus ou carro. Basta embarcar na imaginação.

Aberta em 2015 desde o dia 05 de janeiro, a biblioteca começou a registrar aumento no movimento nesta segunda-feira (12). “A primeira semana foi bem fraca. Agora o pessoal está voltando para a cidade e o movimento começa a aumentar”, comenta Elisabete Francisco Couto, funcionária do setor de pesquisa.

E na Biblioteca Pública a procura por livros que figuram entre os mais vendidos também é presença garantida. Segundo Ana Cláudia de Oliveira, funcionária da biblioteca, os títulos mais procurados para empréstimo não fogem em nada do que se vê nas livrarias e na mídia. "A culpa é das Estrelas", "50 tons de Cinza", "Percy Jackson" estão entre os mais procurados. “Alguns autores costumam se destacar, como John Green, Sidney Sheldon, Augusto Cury, Zíbia Gasparetto”, comenta.

Além dos mais recentes, os já conhecidos continuam na lista dos mais procurados, como os livros da série "Harry Potter".

Mas, não é só de autores internacionais que os joinvilenses gostam. A dona de casa Julia Graciela Pereira saiu cedo de casa nesta segunda em busca de um livro: "Mulheres em Joinville", de Regina Colin. “Leio bastante. Jornal, revista, livros, mas o que mais me interessa é a história de Joinville, das mulheres que fazem nossa cidade”, revela.

Entre as indicações de Ana Cláudia e Elisabete estão: "Quem é você, Alasca?", de John Green; "O Diário de Anne Frank", "Quando ela se foi" e "Cilada", ambas de Harlan Coben.

Em janeiro, a Biblioteca Pública está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h45.

 

Lista dos livros mais vendidos no Brasil em 2014:

1) Nada a Perder - Volume 3

Editora: Planeta

Autores: Edir Macedo e Douglas Tavolaro

Vendas: 752.973 exemplares

 

2) A Culpa É das Estrelas

Editora: Intrínseca

Autor: John Green

Vendas: 639.502 exemplares

 

3) Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século

Editora: Saraiva

Autor: Augusto Cury

Vendas: 346.543 exemplares

 

4) Destrua Este Diário

Editora: Intrínseca

Autor: Keri Smith

Vendas: 332.940

 

5) Quem É Você, Alasca?

Editora: WMF Martins Fontes

Autor: John Green

Vendas: 161.954 exemplares

 

6) Se Eu Ficar

Editora: Novo Conceito

Autor: Gayle Forman

Vendas: 158.189 exemplares

 

7) Cidades de Papel

Editora: Intrínseca

Autor: John Green

Vendas: 143.404 exemplares

 

8) Não se Apega Não

Editora: Intrínseca

Autora: Isabela Freitas

Vendas: 130.054 exemplares

 

9) O Pequeno Príncipe

Editora: Agir

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Vendas: 123.576 exemplares

 

10) A Menina que Roubava Livros

Editora: Intrínseca

Autor: Markus Zusak

Vendas: 121.876 exemplares

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade