Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Internet: vencedoras do maior concurso de blogs do país fecham nova parceria

As joinvilenses Vânia Carvalho dos Santos e Amanda Burg fecharam parceria para a edição 2011, cujas inscrições seguem até o dia 21 de agosto

Sandro Alberto Gomes
Joinville

Carlos Junior/ND
Estudantes Vânia (E) e Amanda, as vencedoras de 2010, estão prontas para as novas provas

Elas têm 17 anos e estudam no terceirão da Escola de Educação Básica Maestro Francisco Manoel da Silva, no bairro Vila Nova. Ano passado, venceram a segunda edição do Desafio do Conhecimento, o maior concurso de blogs do Brasil, promovido pela plataforma estudantil e cultural its, o braço adolescente da RIC Record. Na quarta-feira à noite, as joinvilenses Vânia Carvalho dos Santos e Amanda Burg fecharam parceria para a edição 2011, cujas inscrições seguem até o dia 21 de agosto.

“Amanhã te mando os papéis da inscrição”, disse Amanda, quando saíram do laboratório de informática, onde receberam o ND. “Beleza”, respondeu Vânia. Ano passado, elas não chegaram a usar o espaço para realizar as tarefas propostas no desafio, que envolve questões relacionadas a vestibular, carreira ou um lance esquisito, o “der erste job”, primeiro emprego, em alemão, como publicaram em seu blog “Conhecimento e Cultura”.

Apesar do post, elas não falam alemão. “Bem que gostaríamos”, sugere Vânia, que já se dedicou ao inglês, mas abandonou o curso por questões de saúde e trabalho. No caso de Amanda, ao mesmo tempo em que faz o intermediário de inglês, leciona o idioma para iniciantes. Além desta pequena diferença, a mudança de rotina na vida de Vânia obrigou à utilização de nova estratégia para o desafio de 2011, em que pelo menos 400 equipes devem se inscrever.

Como Vânia começou a trabalhar – ela é recepcionista da Clínica Prontocor – também passou a estudar à noite. Vai ser complicado para as duas se comunicarem durante o dia. Por isso, vão chamar mais alguém para a equipe. Um lado bacana é que neste ano Vânia tem acesso à internet em casa, coisa que só Amanda tinha ano passado. “Se no ano passado a gente ganhou só com metade do grupo conectado, imaginem agora”, desafiam as duas.

Surpresa com o resultado

De fato, não é à toa que elas ganharam um netbook cada uma, mas ficaram surpresas quando souberam da vitória no desafio. “Meu! A gente ficou muito feliz. Liguei pra Vânia superempolgada. Eu ficava das 13 às 22h escrevendo. Deixava para o último dia. Não gosto de escrever com muita antecedência”, conta Amanda.

Prestes a buscar uma carreira, a filha de servidores públicos vai realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para garantir uma bolsa de estudos caso passe no vestibular. Vai prestar direito na Univille, no Cenecista Elias Moreira e na Associação Catarinense de Ensino. Quer ser juíza.

Vânia também vai fazer o Enem, mas quer ser administradora de empresas, com ênfase em telemarketing. Ela lembra que no ano passado a maioria das entrevistas foi realizada por telefone, porque muitas pessoas não quiseram recebê-la pessoalmente, mesmo na companhia de sua mãe.

Sobre o prêmio em 2010, ela não esconde a felicidade. “Meu Deus, tipo assim, foi diferente aquela sensação. Ganhei? Será? Aí a mãe da Amanda me deu os parabéns. Mas parabéns porque se nem tô de aniversário? Aí ela me contou e vi que era verdade!”, conta empolgada Vânia.

Interação na divisão de tarefas

Amanda é fanática por livros. Lê vários ao mesmo tempo. Em sua cabeceira encontram-se títulos de “Seriam os deuses astronautas?”, de Eric Von Danniken, a “Os irmãos Karamazov”, de Dostoiévski. A leitura lhe despertou prazer em escrever. O forte de Vânia é a comunicação verbal, o contato com as pessoas. Graças às características, dividiram as tarefas.

“Como gosto de escrever e ela tem mais interação com as pessoas, eu ficava com os textos e a Vânia com as entrevistas. Ela fazia as enquetes e eu escrevia. A Vânia era a repórter e eu a redatora”, sinaliza Amanda. Além disso, Amanda considera que o blog tenha outro diferencial: “se o tema era sobre faculdade, a gente ampliava, postava mais informações, vídeos”, ensina.

Amanda postava os textos do blog em casa, porque só ela tinha conexão com a internet. Vânia ainda não tinha acesso, lembram? Primeiro escrevia no word, copiava e colava e, depois, passava os links. “Mas usava o ´crtl c, ctrl v´ só porque o texto era feito por mim. No desafio da its não pode copiar e colar. Só se for citação. Aí, sim”, explica.

Para quem quiser conhecer, o blog vencedor está firme e forte no ar. Basta clicar em “conhecimentoecultura.blogs.sapo.pt” e acessar um ambiente recheado de informações interessantes, digno da inteligência e poder de comunicação de duas jovens lutadoras, que sonham com dias melhores.

"Ctrl C" e "Crtl V", um gesto proibido

O “Ctrl C” e “Ctrl V”, ato de copiar e colar conteúdos no mundo da informática é proibido no “Desafio do Conhecimento its”, uma verdadeira prova de obstáculos pela internet. Na primeira edição, 180 equipes participaram. Em 2010, 350.

Para o diretor de mídia e conteúdo da plataforma de educação estudantil ITS, da RIC Record, Bruno Varela Filomeno, ganha o concurso de blogs a equipe que mais ou melhor produzir conteúdos solicitados pelos organizadores. Mas tem que criar de verdade. “O projeto tem objetivo de conscientizar os adolescentes do bom uso da internet. Eles ficam de cinco a sete horas conectados, mas não produzem conteúdo”, aponta, salientando que o “copiar e colar” não é aceito. “Se é plágio, é descontado ponto. Não rola o ctrl c e ctrl v”, avisa.

O requisito principal é o de que os blogueiros que formarem equipes de dois a quatro alunos estudem na mesma escola e estejam matriculados entre o 8º e 9º anos do ensino fundamental ou até o terceiro ano do ensino médio. A partir da inscrição, recebem tarefas surpresa via e-mail, como, por exemplo a produção de textos sobre a indústria catarinense. “Quanto mais forem criativos, mais pontos recebem”, ilustra Filomeno.

O desafio começa dia 22 de agosto e encerra em 2 de outubro. A avaliação é feita por profissionais da imprensa, publicitários e professores. O resultado é divulgado on-line, de mesmo modo que tudo que envolva o desafio.
“Este projeto gera mobilização na comunidade estudantil. Em torno de 1,5 mil alunos, além de pais, professores e diretores”, calcula o diretor da ITS, ao salientar que a avaliação envolve coerência e qualidade. Filomeno salienta que o desafio nasceu da ideia de realizar ação que envolvesse os adolescentes, conforme a proposta da ITS, plataforma de comunicação estudantil que tem programação para os adolescentes e apoio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizado do Comércio).
“Nossa bandeira é mais educacional e pedagógica, sempre preocupada com a saúde e a formação do adolescente”, finaliza.

MAIS DETALHES - Para participar do próximo desafio

  • O que é? – Trata-se de um concurso de blogs entre equipes, compostas por alunos da 7a e 8a séries (8º e 9º anos) do ensino fundamental e até o 3º ano do ensino médio de escolas de SC.
  • Equipe – A equipe será composta de no mínimo dois e no máximo quatro alunos, que deverão estudar na mesma escola.
  • Inscrições – O aluno deverá informar seus dados e de sua equipe na página da promoção que está disponível desde o dia 1/7/2011. Depois de efetivar o cadastro, este será validado pela organização e a equipe receberá um email confirmando sua participação.
  • Desenvolvimento – Após o período de inscrições, serão lançados os desafios. A partir daí, os participantes poderão utilizar seus blogs para postar notícias, incluir fotos, vídeos, comentários e compartilhar informações relacionadas aos temas pré-determinados pela organização.
  • Avaliação – Terminada a etapa de desenvolvimento, os blogs serão avaliados pela equipe organizadora, considerando os critérios de pontuação pré-definidos.
  • Resultado – Os blogs que conseguirem o maior número de pontos dentro dos critérios de avaliação, serão eleitos vencedores, sendo premiados os 1º, 2º e 3º lugares.
  • Reconhecimento – A escola que conseguir a melhor média de pontuação entre os blogs inscritos pelos seus alunos receberá também uma premiação.


Avaliação

  • Adequação, coerência e profundidade ao tema
  • Adequação à língua portuguesa
  • Inserção de depoimentos de profissionais e pessoas relacionadas ao tema definido pela organização nos posts
  • Layout do blog (criatividade)
  • Inserção de links interessantes no conteúdo

** Pode ser utilizada linguagem coloquial, desde que não haja erro de português.

Premiação

 

  • 1º Lugar: 1 IPad para cada integrante da primeira colocada. A escola da equipe vencedora ganha 1 Projetor Multimidia.
  • 2º Lugar: 1 IPhone para cada integrante da segunda colocada.
  • 3º Lugar: 1 IPod para cada integrante da terceira colocada.


Mais detalhes


Para solução de questões referentes ao regulamento da promoção, consulte ABR Comunicações, na rua Saldanha Marinho, 1.201, cep 88010-450 – Florianópolis – SC. Contato: 48/3223-4060 ou preferencialmente pelo site www.desafiodoconhecimento.com.br

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade