Publicidade
Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 13º C

Horário de verão termina dia 19 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

Folha de São Paulo
Florianópolis
13/02/2017 às 08H54

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As informações são da Agência Brasil.

A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931, e visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural.

Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

A previsão do governo é que o horário de verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas.

Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

Publicidade

2 Comentários

  • Elza
    Complementando a Lia Souza
    http://www.horariodeverao2017.com.br/quando-comeca-horario-de-verao-2017/
    Lia Souzaa
    Não existe ''horário de verão'', jornalista que diz isso é analfabeto funcional que não sabe LER nem o decreto que institui a mudança desde os anos 30 do século anterior. Nem copiar e colar sabem fazer? Diploma de jornalismo serviu para quê? Os professores eram burros? Hora (brasileira) de verão! Hora (legal) de Brasília! Nem com aula de graça aprendem? Se os professores não ensinaram processem-nos por incompetência então! E dá-he ''kibar'' matéria de burros de fora para SC não? A FSP não seguem nem mesmo o próprio manual de redação e os tolos vão copiando aqueles estagiários indigentes da Folha e de outros portais, pois a burrice é a mesma em todos eles. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6558.htm
    Presidência da República
    Casa Civil
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    DECRETO Nº 6.558, DE 8 DE SETEMBRO DE 2008.


    Institui a hora de verão em parte do território nacional.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 1o, inciso I, alínea “b”, e § 2º, do Decreto-Lei no 4.295, de 13 de maio de 1942,

    DECRETA:

    Art. 1o Fica instituída a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subseqüente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal.

    Parágrafo único. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte.

    Art. 2o A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
    Art. 2o A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. (Redação dada pelo Decreto nº 7584, de 2011)
    Art. 2o A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal. (Redação dada pelo Decreto nº 7.826, de 2012)
    Art. 2º A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. (Redação dada pelo Decreto nº 8.112, de 2013)

    Art. 3o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 8 de setembro de 2008; 187º da Independência e 120º da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
    Edison Lobão

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 9.9.2008

    Pena não ter ''negrito'' aqui... "DECRETO Nº 6.558, DE 8 DE SETEMBRO DE 2008.


    Institui a hora de verão em parte do território nacional.''
    Adiantamos/atrasamos UMA HORA e não um horário!
    • Num interessa
      Ixi kkkkkkkkkk ta brabo.
      Flavio
      Qto tempo perdido, informacão inutil kkkkkkkk!
      fulano
      Sexo. Altamente recomendável para curar este tipo de agressividade. E é gratuito. Aproveite!
      Guilherme
      Guilherme
      Que mala!!!
      Alguem
      Ora ora, temos um Sherlok Holmes aqui kkkkkkk
Publicidade