Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Hora do Mamaço marca a Semana Mundial de Amamentação em Joinville

Evento aconteceu neste sábado (6), no Parque Zoobotânico

Juliane Guerreiro
Joinville

Quem está dando os primeiros passos corre pelo gramado, explora e descobre o mundo ao redor. Os mais novos, ainda tão pequenos, se aconchegam no colo quentinho das mães. É nos braços delas que os bebês vivem um dos momentos mais importantes para a saúde e desenvolvimento da criança: a amamentação. O encontro entre mães e bebês foi celebrado na manhã deste sábado (6) durante a terceira edição da Hora do Mamaço em Joinville, no Parque Zoobotânico.

O evento surgiu há cerca de quatro anos, quando uma mulher foi impedida de amamentar o filho em um lugar público de São Paulo. Desde então, mães de várias cidades do país se encontram anualmente para amamentar e discutir o tema. Bárbara Cordeiro, 28 anos, conta que já foi vítima de preconceito ao amamentar. “Fui a um restaurante e, quando comecei a amamentar o meu filho, o pessoal ficou comentando”, diz. É a primeira vez que ela e o filho Lucas, de nove meses, participam do evento. “Enquanto eu tiver leite e ele aceitar, eu vou amamentar”, ressalta.

Carlos Junior/ND
É a primeira vez que Bárbara e o filho Lucas, de 9 meses, participam do evento

 

A Hora do Mamaço faz parte da programação da Semana Mundial de Amamentação, que neste ano traz o tema “Alimentação como chave para o desenvolvimento sustentável”. Janine Guimarães, nutricionista da Secretaria da Saúde de Joinville, conta que o objetivo é mostrar que os benefícios do aleitamento materno são tanto para a criança, quanto para a sociedade. “A amamentação é importante para o vínculo materno e a saúde, mas também para o emocional da criança”, diz. Além disso, Janine explica que o impacto ambiental do aleitamento materno é menor se comparado a compra de leites infantis. “Um bebê que não é amamentado pela mãe consome em média seis latas de leite por mês, isso também traz um impacto ambiental”, conta. O evento é realizado pela Rede Amamenta e Alimenta Joinville, com o apoio da Secretaria da Saúde e nesta edição reuniu 36 mães. “O evento foi bem participativo, as pessoas ficaram muito felizes, foi super positivo”, diz Janine.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade