Publicidade
Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 19º C

Governo federal confirma auxílio a Florianópolis para estragos com a chuva

Os valores serão analisados após apresentação de um plano de trabalho pelo município

Redação ND, com informações da repórter Dariele Gomes
Florianópolis
12/01/2018 às 13H33

Em visita a Florianópolis nesta sexta-feira (12), o secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Renato Newton Ramlow, confirmou que o governo federal vai destinar recursos para a recuperação dos locais afetados pelo alto volume de chuva em Florianópolis nesta semana. Os valores, no entanto, ainda não foram informados.

De acordo com o prefeito Gean Loureiro, a vinda a Florianópolis do secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Renato Newton Ramlow, é para “analisar e estudar as medidas de trabalho daqui pra frente”.  Ele afirmou que a expectativa é de voltar à normalidade logo e garantiu que já está contratando as empresas para as obras de recuperação emergencial para as regiões mais afetados.

O município se comprometeu de levantar os dados e apresentar um plano de trabalho para análise do governo federal. A homologação do decreto de emergência deve ser feita até quarta-feira (17).

Prefeito confirmou auxílio federal na recuperação de Florianópolis - Dariele Gomes/ND
Prefeito confirmou auxílio federal na recuperação de Florianópolis - Dariele Gomes/ND

O valor total de prejuízo no município também ainda está sendo avaliado, mas a estimativa é que passa de R$ 20 milhões. Na quinta-feira (11), o Governo de Santa Catarina também confirmou a liberação de R$ 3 milhões para auxílio com as obras de recuperação. O valor será suficiente para socorrer as situações mais emergenciais na cidade, como aluguéis de máquinas e equipamentos e reparos para criar pelo menos condições para se ter o mínimo de mobilidade. A prefeitura aguarda a homolagação do decreto de emergência para usar os recursos disponíveis pelo Estado.

Durante coletiva, o prefeito também relembrou a situação dos pontos que continuam críticos em Florianópolis, especialmente no Sul da Ilha. A SC-405, que precisou ser bloqueada na quinta-feira (11), já foi liberada parcialmente. Segundo ele, há registro de pelo menos 250 ruas afetadas, 50 somente no bairro Campeche. As chuvas deixaram 33 pessoas desabrigadas e outras 1.230 desalojadas. Uma pessoa morreu e outra está desaparecida no Morro do Quilombo. 

A prefeitura está recebendo doações para destinar aos fetados pela chuva. Os itens de mais necessidade agora são kits de higiene, roupas e alimentos não perecíveis. O município alerta que as doações devem ser feitas diretamente nas intendências e nos Cras dos bairros. Quem quiser mais informações pode ligar no (48) 3251-6340.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade