Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Gincana de pesca de arremesso de Barra Velha está com as inscrições abertas

Competição é organizada pela Sociedade Joinvilense de Pesca Esportiva e será realizada nos dias 26 e 27 de janeiro, na praia da Península

Redação ND
Joinville
Luciano Moraes/Arquivo
Expectativa é de que mais de cem grupos de Joinville e região participem

Pelo segundo ano, a Gincana de Pesca de Arremesso, organizada pela Sojopa (Sociedade Joinvilense de Pesca Esportiva), será realizada na praia da Península, em Barra Velha, em parceria com a Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Turismo. Abrindo a temporada da pesca esportiva no Sul do Brasil, a competição ocorre no sábado (26), das 15 às 19h, e no domingo (27), das 7 às 11h. As inscrições custam R$ 300 e podem ser feitas em qualquer casa de pesca de Joinville, Barra Velha e São Francisco do Sul.

São esperados mais de cem grupos, mas há equipes tradicionais avaliando se participam ou não do evento em 2013 por causa das restrições ao acampamento. Como não é permitido que as barracas sejam montadas sobre área de restinga, o Clube dos 15, de Joinville, que participou de 33 das 34 edições, ainda decidirá se estará em Barra Velha para competir.

“Vão ter lugares disponíveis para acampar, mas a gente sabe que serão longe da raia este ano e, por isso, ainda estamos decidindo”, explica Roberto Luiz Siedschlag, 45, o Betão, tesoureiro do SECJ (Sindicato dos Empregados no Comércio de Joinville e Região). Betão também participa de outros dois grupos na gincana e, em 2012, foi campeão com o acampamento da Publicity/Giltec.

A estrutura foi considerada a melhor pela organização por ter itens como cozinha e banheiro e estar ambientalmente adequada. Betão, que participou da sua primeira Sojopa aos 15 anos e das últimas cinco edições, afirma que, de qualquer forma, irá pescar em 2013. “Temos nosso próprio campeonato. Entre os pescadores, a amizade é muito grande. Quem pesca é feliz”, comenta.

O amigo Reinaldo Alberto Ziemer, 45, comerciário, com quem conquistou um oitavo lugar na gincana, conta que, em 2012, o Clube dos 15 não acampou. “Fomos de carro, mas o bom é acampar, ver a equipe mais unida”, afirma.

Rogério Souza Jr.
Reinaldo (E) e Betão já conquistaram prêmios pela participação na Sojopa

Espera por equipes

Dorval Schmitt, presidente da Sojopa, acredita que os grupos não devem desistir por causa das restrições. “A única coisa é que não dá para acampar em áreas de restinga pelos impedimentos ambientais, mas a gente falou com a promotora, com a Fundação de Meio Ambiente, e eles entendem o propósito da nossa competição”, informa. Ele destaca que a praia da Península, em Barra Velha, tem infraestrutura hoteleira e

gastronômica que comporta a vinda dos participantes (cada equipe tem cinco pescadores e um fiscal). “Hoje, só 15% acampam, mas para quem acampa, fica mais longe da raia mesmo. Só que não tem outra forma, não dá pra deixar carro lá nem acampar em cima da restinga”, explica.
Por enquanto, a gincana tem 20 equipes inscritas.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade