Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

Entenda o fenômeno que formou um arco-íris invertido no céu de três cidades de Santa Catarina

Com o nome científico de arco circunzenital, o fenômeno lembra um sorriso

Redação ND
Florianópolis

Um fenômeno particular —que depende da temperatura baixa, inclinação dos raios solares em direção ao horizonte e ausência de ventos—, a refração da luz em alta altitude abriu um arco-íris invertido no céu de pelo menos três cidades de Santa Catarina, por volta das 16h20 de tarde deste sábado (7). O arco circunzenital (nome científico) foi registrado em Brusque, Balneário Camboriú e Florianópolis e chamou atenção de quem viu o fenômeno. 

Bruno Ropelato/ND
O arco circunzenital formou um sorriso invertido no céu de Florianópolis

 

“A situação bem particular junta o horário, mais próximo do entardecer, em que há uma inclinação dos raios solares que atravessam a atmosfera em relação ao horizonte, somando-se este momento do giro da Terra a uma segunda condição de vento calmo ou muito fraco”, explicou a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri.

O arco é um dos fenômenos dotados de mais brilho e cor, com cores que vão do violeta ao vermelho. O evento é mais comum em dias mais frios. Segundo Marilene, a diferença com o arco-íris está no ponto onde a luz reflete. No caso do arco-íris, ele reflete na neblina ou em gotículas de água. Já no caso do arco circunzenital, a luz é refletida em cristais de gelo em nuvens de alta altitude. 

Bruno Ropelato/ND
Cores do fenômeno são mais fortes
Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade