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Terça-Feira, 18 de Dezembro de 2018
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Enfoque diferente para as empresas

Lançamento. Reedição dos 10 anos do livro Metanoia desperta para novo modo de gestão

Cláudio Fernandes
Joinville
Rogerio da Silva
Roberto Adami Tranjan, autor do Metanoia, propõe uma nova cultura de gestão de negócios

 

Conduzir a empresa de forma lucrativa, mas ao mesmo tempo eticamente e com atenção ao ser humano. Essa estratégia administrativa parece simples de se por em prática e comum em nossa realidade, mas aplicá-la não é tão fácil como imaginamos, de acordo com o escritor e consultor Roberto Adami Tranjan, que esteve em Joinville nesta quinta-feira para o lançamento da edição comemorativa de dez anos do livro Metanoia, hoje um dos mais vendidos do Brasil na área de negócios, e para difundir ainda mais a cultura metanóica de gerir uma empresa.

Lançado originalmente em 2002, já vendeu mais de 80 mil unidades, em 14 edições. A edição comemorativa teve uma tiragem inicial de 10 mil unidades.

O dicionário define metanoia como “mudança no pensamento ou no sentimento”. Adami explica que seu livro aborda, a partir desse significado, como a empresa pode se tornar mais lucrativa, colocando em prática ações que vão torná-la também mais humana e ética. “É preciso quebrar com o padrão da empresa da era industrial. Essa cultura se baseia na confiança e na participação de todos os envolvidos na empresa”, explica.

“As empresas tradicionais focam só o crescimento. Com a metanoia, focamos o lucro e o equilíbrio da tríade corpo, mente e alma, como o ser humano mesmo. A empresa só funcionará bem estando saudável como o corpo humano”, ressalta.

Adami defende que só o lucro também não é suficiente hoje. Segundo ele, é preciso mais que dinheiro, é preciso a “metariqueza”. “Saímos da era da indústria e entramos na era do conhecimento. Hoje, a riqueza que buscamos é a da evolução humana. Riqueza de valores, de conhecimento, de virtudes. O conhecimento é a moeda atual, com alto poder de multiplicação”, defende. “O conhecimento faz o capital, mas o capital nem sempre faz o conhecimento”, completa.

Segundo Adami, pelo menos 30 empresas de Joinville já adotaram a nova cultura da metanoia, entre elas: Lepper, Paviloche, Som Maior, A2C, W Prime, Incorposul, Stagio Marcas e Patentes, e Proelt Engenharia.

Assim como o personagem Lucas, do livro Metanoia, a maioria das empresas busca essa nova cultura em momentos de crise. “Assim como o homem, em geral, a empresa só busca ajuda quando está doente. Nem todos os gestores são visionários. A mudança de visão é importante em todos os momentos, pois o presente não garante o futuro”, orienta.

Adami é autor também dos livros “Uma empresa de Corpo, Mente e Alma”, “Não Durma no Ponto”, “Pegadas” e “Rico de Verdade”. Ele prepara o lançamento de outro ainda para este ano, onde deverá tratar das empresas familiares e o desafio da sucessão.

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