Publicidade
Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Feira de antiguidades é opção de lazer no domingo em Joinville

Evento reunirá expositores de Joinville, Blumenau, Brusque, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Florianópolis

Adrieli Evarini
Joinville
Luciano Moraes/ND
Colecionador Eduardo Carlos Zastrow é um dos expositores que vai participar da feira na Expoville neste domingo

 

Com 20 expositores, a 1ª Feira de Antiguidades e Colecionáveis de Joinville promete uma verdadeira viagem no tempo neste domingo, no Centro Comercial da Expoville. O evento traz expositores de Joinville, Blumenau, Brusque, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Florianópolis. A diversidade não estará somente nos participantes das cidades presentes.

Para o organizador da Feira, Jacson Roberto da Silva, o que o joinvilense imaginar, estará exposto em algum dos estandes. “O que a pessoa quiser encontrar de antiguidades, ela irá encontrar ali”, enfatiza.

Entre os itens que estarão expostos e disponíveis para compra estão discos, livros, brinquedos, bicicletas, moedas, cédulas, selos, álbuns de figurinhas, louças, cartões telefônicos, postais, antiguidades, aparelhos de som e colecionáveis em geral. Além disso, haverá exposição de bicicletas antigas.

Segundo Silva, o objetivo é realizar a Feira todos os meses e em todas as edições realizar uma exposição. E a próxima seria de fuscas. O organizador ressalta ainda a importância de eventos que mostrem a pluralidade na cidade. “Joinville precisa de muitos eventos de diversas áreas, ainda somos carentes na pluralidade de eventos”, comenta.A expectativa da organização é de receber de 3 a 5 mil visitantes. O evento inicia às 10h e segue até as 18h.

 

Paixão pelas bicicletas

 

Entrar pela porta da pequena casa na rua 15 de Novembro é como voltar no tempo. Em meio à cristaleiras, louças, artigos de decoração, brinquedos e muito mais, o visitante relembra sua história e muitos conhecem parte da história de pais e avós.

As bicicletas são verdadeiras relíquias e a cargueira de 1930 é o xodó do colecionador e expositor Eduardo Carlos Zastrow. “As bicicletas femininas são uma paixão. Elas são muito raras porque na época quem trabalhava e andava de bicicleta eram os homens, elas [as mulheres] ficavam em segundo plano, por isso essas bicicletas são tão raras”, ressalta. O acervo de bicicletas antigas chega a 25, mas as oito femininas são suas ‘meninas dos olhos’.

Para ele, em Joinville as pessoas possuem a cultura de buscar artigos de antiguidade, mas é necessário maior investimento em eventos como a Feira de Antiguidades e Colecionáveis. “Muita gente tem essa cultura e hoje existem muitos colecionadores, mas é preciso fazer acontecer”, comenta.

A paixão por objetos e artigos antigos começou ainda na infância, mas, segundo Zastrow o que deu o ‘start’ para começar a coleção foi um carro, um fusca 1969. “Oito anos atrás eu tive um fusca 1969 e foi ele a inspiração para começar a juntar as peças”, afirma. O colecionador explica que entre os apaixonados por antiguidades o termo utilizado não é colecionar peças e sim, juntar peças.

Zastrow estará presente na 1ª Feira de Antiguidades e Colecionáveis de Joinville. “Tem muita gente que entra aqui e faz uma verdadeira viagem. O mais interessante é ver como os pais mostram parte de sua história para os filhos. A gente tem uma verdadeira aula, aprende muito”, finaliza.

 

Serviço

 

O quê: 1ª Feira de Antiguidades e Colecionáveis de Joinville

Quando: Domingo (21), das 10 às 18h

Onde: Centro Comercial da Expoville, rua 15 de Novembro, 4315, anexo ao Complexo Expoville

Quanto: Gratuito

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade