Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Doações ao FIA de Joinville podem ser feitas até 30 de abril

Contribuintes podem deduzir até 6% do Imposto de Renda e doar para o fundo

Redação ND
Joinville

Pessoas físicas podem destinar 3% do IR (Imposto de Renda) devido ao FIA (Fundo Municipal para a Infância e Adolescência) de Joinville até amanhã (30), quando se encerra o prazo para a entrega das declarações. O valor doado será usado no financiamento de projetos que beneficiem crianças e adolescentes de Joinville.

 

Divulgação/ND
Ilustração faz parte da campanha do CMDCA para conscientizar a doação de parte do IR para o FIA de Joinville

 

Este tipo de doação na declaração do IR é possível por meio da lei 12.594/12 e vale para as pessoas físicas que declararem no modelo completo. Se o contribuinte fizer doação no ano anterior à entrega da declaração, o limite dedutível é de 6%.

Ao preencher a declaração, o contribuinte ou seu contador deve selecionar o FIA de Joinville, no menu “doações”. Em seguida, preencherá o valor no programa de ajuste fiscal, que informará se está ou não dentro do valor dedutível. Depois, basta imprimir a guia de recolhimento e pagá-la.
O contribuinte não precisará mais buscar recibo no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), gestor do FIA. A guia impressa e paga já vale como recibo. Se o contribuinte deixar de pagar a guia até 30 de abril de 2014, ele deverá corrigir a Declaração de Ajuste Fiscal e pagar à Receita Federal o valor que destinaria ao Fundo da Infância, deixando o dinheiro para os cofres do governo federal.

Os recursos destinados irão financiar projetos do FIA. O fundo tem o objetivo de captar recursos para acelerar a assistência prestada a crianças e adolescentes. Em Joinville, há vários projetos que já foram aprovados e aguardam financiamento. A relação dos projetos e também exemplos de cálculo de destinação e restituição de imposto estão disponíveis no site do CMDCA: cmdca.joinville.sc.gov.br. Mais informações pelo telefone 47/3432-8544 ou pelo e-mail: cmdca.joinville@gmail.com.

Como fazer a doação

As pessoas físicas podem deduzir até 6% do imposto de renda devido, apurado na declaração, antes da compensação dos valores recolhidos na fonte e no "Carnê Leão". Já as pessoas jurídicas optantes pelo lucro real podem deduzir até 1% do imposto de renda devido, respeitados os limites legais. A lei 12.594/12 possibilitou à pessoa física fazer a doação quando da entrega da declaração no percentual de 3% sobre o valor do imposto devido.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade