Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Cotidiano da Justiça em Joinville está em rede social

Titular da 1ª Vara Criminal usa o Snapchat para divulgar atividades

Windson Prado
Joinville
Carlos Junior/ND
“Este era um projeto antigo que tinha em mente. Mostrar à população como é o trabalho real da Justiça", diz a juíza Karen Francis Schubert Reimer

 

Se você é ligado em tecnologia e redes sociais é provável que você seja usuário do Snapchat ou Snap, como a rede social é chamada por seus adeptos. Se você ainda não conhece, saiba que esta é a nova febre que reúne internautas do mundo inteiro na troca de imagens e vídeos. A plataforma é muito semelhante ao Instagram a diferença principal está no fato de o aplicativo apagar as mensagens dos usuários 24 horas depois que elas são postadas.

Mas quem pensa que só jovens utilizam essa tecnologia está enganado. Tem gente de todas as idades ligada na rede, colecionando seguidores, e contando suas histórias. Entre os perfis joinvilenses, um em especial tem atraído muito olhares. É o de Karen Francis Schubert Reimer (ou juizakaren, como ela se identifica na rede), de 43 anos. Este poderia ser mais um perfil se não fosse o fato de Karen ser a juíza titular da 1ª Vara Criminal de Joinville. Desde o início do mês, a magistrada, juntamente com sua equipe de trabalho, grava vídeos e faz fotos contando o cotidiano das atividades judiciárias daquela vara. Ela também discute temas polêmicos e fala dos aspectos da profissão.

A juíza diz que é pioneira neste tipo de atividade, que tem como objetivo aproximar a Justiça da comunidade. “Este era um projeto antigo que tinha em mente. Mostrar à população como é o trabalho real da Justiça. Contar o dia a dia de uma vara criminal e o que acontece com os processos, como funciona o Tribunal do Júri.  Com a rede social podemos fazer isso de forma simples, sem burocracia, interagindo com as pessoas com transparência. A experiência está sendo muito enriquecedora. Tenho recebido mensagens de apoio de muita gente que gostou da ideia”, explica a juíza que tem mais de 18 anos de experiência frente à magistratura.

Ela enaltece que o brasileiro, muitas vezes, tem uma visão geral do que é a Justiça americana por meio de filmes e séries de tevê. “Aqui é muito diferente. As leis são outras, os processos criminais tramitam de forma diferente. Nossa ideia é mostrar como é o nosso trabalho, sempre preservando a ética, as pessoas e segredos de justiça, é claro”, acrescenta.

O material é postado diariamente em meio aos intervalos e horas de folgas. Mas como no Snapchat tudo dura 24h, a juíza e sua equipe reúnem todos os posts em um vídeo maior, uma espécie de podcast com o resumo da semana. Este conteúdo é postado em um canal do Youtube e na página da juíza no Facebook. “A Justiça ficou muitas vezes reclusa. Precisamos levá-la a todos. Minha intenção é mostrar como é a realidade, como tudo funciona aqui dentro. Todo o trabalho é feito por mim, com a colaboração dos outros funcionários do gabinete da 1ª Vara. Tudo é feito nas horas de pausa e isso não compromete nosso trabalho”, salienta Karen.

No Snapchat não é possível saber quantos seguidores você tem. No Youtube, os quatro episódios postados sobre o dia a dia da 1ª Vara Criminal de Joinville somam mais de 2 mil visualizações.

 

Saiba mais

O que é o Snapchat

O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos, mensagens de texto e vídeos curtos.

O diferencial do aplicativo é que todo conteúdo enviado se autodestrói após o recebimento. Ao enviar o snap (mensagem/foto/vídeo), o remetente determina um tempo limite de 1 a 10 segundos para que a mensagem possa ser visualizada no outro dispositivo.

Como tudo que é enviado pelo aplicativo desaparece em segundos, o Snapchat concede aos usuários maior segurança na troca de mensagens, pois não há como salvar a imagem recebida.

O Snapchat tem conquistado milhões de fãs ao redor do mundo, tornando-se uma das redes sociais com maior número de usuários ativos;

A rede tem mais de 200 milhões de usuários.

Fonte: http://www.agenciamestre.com/redes-sociais/tudo-sobre-o-snapchat-a-rede-social-dos-millennials

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade