Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Competições náuticas movimentam 32ª Semana da Marinha em São Francisco do Sul

Travessias da Baía da Babitonga, a nado e de Stand Up Paddle, neste sábado, atraíram competidores amadores e profissionais

João Batista (JB)
Joinville
Germano Rorato/ND
Travessia de Stand Up Paddle foi uma das atrações deste sábado

As atividades esportivas e culturais da 32ª Semana da Marinha estão movimentando São Francisco do Sul neste primeiro fim de semana de programação, com competições no Centro Histórico e nas águas da Baía da Babitonga. A corrida noturna de cinco quilômetros deu a largada à série de eventos ainda na sexta (5). Neste sábado (6) pela manhã, o destaque foram a 2ª Travessia Amigos da Saúde de natação e a competição pela 3ª Etapa do Catarinense de Stand Up Paddle. Os competidores atravessaram a baía desde a Vila da Glória até o Centro Histórico.

No Stand Up, participaram 33 atletas, divididos entre as modalidades Fun Race (iniciante), num trajeto de 3,5 quilômetros, e Race (profissional), num circuito de mais de sete quilômetros. Os florianopolitanos Gabriel Parmera e Antônio Gonzaga, pelo profissional, foram os primeiros a cruzar a linha de chegada, após uma hora de travessia. Praticante há cinco anos da modalidade, Parmera foi campeão na categoria 14 pés (tamanho da prancha), enquanto Gonzaga ganhou pela categoria 12.6 pés, a terceira consecutiva no estadual.

A travessia a nado da Baía da Babitonga também mobilizou dezenas de participantes. A prova premiou competidores em diversas categorias divididas por idade. O funcionário público Edinelson Carlos Mira, 38 anos, de São Francisco do Sul, participou mais uma vez da natação com o filho Ruan Carlos, de 13. Todos os anos a dupla compete junto. Ruan faturou o primeiro lugar na faixa até 15 anos, enquanto o pai não conseguiu pódio, mas melhorou o tempo de travessia em relação ao ano passado, cumprindo os 3,5 quilômetros em uma hora e 22 minutos. “A prova é muito boa para quem está iniciando. A gente participa sempre e acabamos pegando o gosto. No fim acaba sendo um prazer fazer a travessia e a gente ainda faz novos amigos”, disse.

As competições na água se completam na tarde deste sábado, com a prova de Regata à Vela largando do Iate Clube de Joinville, e Aquathlon, na praia da Enseada. No domingo (7), a Enseada ainda sedia a última etapa do Catarinense de Triathlon. A 1ª Copa de Xadrez Rápido e o Campeonato Francisquense de Karatê, fecharam a programação no Centro Histórico. No próximo fim de semana, mais atividades vão agitar a ilha. Além dos campeonatos de Surf e Beach Tennis, a grande atração será o Show Aéreo, no sábado (13), a partir das 16h.

“A programação tem o propósito de divulgar a Marinha do Brasil e de dizer para a sociedade que estamos bem próximos das pessoas, contribuindo para o bem-estar da comunidade”, avaliou o capitão-tenente Marcos Aurélio Ferreira Dias, representando o delegado da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, Cláudio Luis Estrella.

Germano Rorato/ND
Baía da Babitonga foi o palco das competições náuticas
Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade