Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Com chuva, nível dos rios volta a subir e ameniza escassez de água na Grande Florianópolis

Rio Pilões, em Palhoça, e rio Itinga, em Tijucas, começaram a se recuperar com volume de chuva das últimas 24 horas

Everton Palaoro
Florianópolis
22/08/2018 às 08H01

A chuva desta terça-feira (21) amenizou a situação da Grande Florianópolis. A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) informou que o nível do rio Pilões começou a se recuperar. Já em Tijucas, município com situação mais crítica, o volume do rio Itinga, onde fica a captação de água de grande parte da cidade, estava normalizado no final da tarde de terça-feira.

xxx - Marco Santiago/ND
Volume de chuva para esta quarta-feira (22) na Grande Florianópolis deve ser o equivalente ao previsto para todo o mês de agosto - Marco Santiago/ND



Embora o afluente tenha se recuperado bem ao longo do dia, o presidente do Samae (Serviço Autônomo de Água e Saneamento), Jil de Oliveira, disse que a situação deve se manter em alerta. “Tivemos um dia com bastante chuva, mas amanhã [quarta-feira] o tempo já fica firme. Ainda não temos segurança, já que demora para chegar ao lençol freático”, destacou.

Na semana passada, Tijucas entrou em alerta devido à baixa vazão do rio Oliveira. Mesmo assim, Oliveira não descartou racionamento.

De acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometereologia), a previsão é que até o meio-dia desta quarta-feira (22) o volume de chuva some entre 80 e 100 milímetros, o equivalente ao previsto para o mês inteiro.

Embora os responsáveis pela captação de água na Grande Florianópolis tenham verificado melhora no nível dos rios, o site do Ciram mantém o alerta para 18 pontos do Estado. Na região, ainda segue o aviso para o rio Tijucas, em São João Batista. A previsão é de que o tempo volte a ficar firme a partir da tarde desta quarta-feira (22).

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade