Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Com a ajuda de artista, crianças pintam muro do CEI Raio de Sol, em Joinville

O projeto Vivendo de Emoções é desenvolvido pela professora Tatiana Joice Schmidt desde abril, em parceira com o Instituto Cultural Ademar Cesar

Redação ND
Joinville

Ao longo de duas semanas, o muro verde de 16 metros do Centro de Educação Infantil Raio de Sol, no bairro Vila Nova, tornou-se um painel de arte gigante para os alunos. As crianças do primeiro período "A" transformaram a vista ociosa da sala de aula em um ambiente acolhedor e alegre com a ajuda do artista plástico Ademar Cesar, familiares e professores da unidade. Em meio a brincadeiras, a ação foi finalizada na manhã desta quinta-feira (4).

Rogerio da Silva/Secom/Divulgação/ND
As crianças participaram de toda a concepção da pintura



O projeto Vivendo de Emoções é desenvolvido pela professora Tatiana Joice Schmidt desde abril, em parceira com o Instituto Cultural Ademar Cesar, visando renovar espaços já existentes na unidade, mas que sofreram desgaste com o tempo. Principalmente o muro, descrito como feio e sujo. “Nossa intenção é resgatar diferentes emoções, como alegria e amor, que vão se perdendo ao longo da vida”, explica Tatiana.

As crianças participaram de toda a concepção da pintura. Tudo começou com a pergunta: O que você vê quando abre a janela de sua casa? Desse ponto, os pequenos passaram para o papel como viam a natureza. Os desenhos foram levados ao ateliê de Ademar e reproduzidos em tela grande antes de serem levados ao muro.

A serelepe Ana Clara Danzer Guerreiro, de cinco anos, pincelou a tela ao ar livre com a ajuda da avó. “A pintura traz alegria paras as crianças. É legal.” Já o colega Caio Henrique Corrêa, também de cinco anos, viu alguns de seus desenhos ficarem maiores. “Eu desenhei casa, borboletas, flores e o chão”, conta. Além desses elementos, a ilustração hipercolorida é composta por árvores, uma arara e o céu azul, repleto de pássaros.

Sobre o artista plástico

Ademar Cesar é autodidata e, há 15 anos, trabalha com pinturas, estampando livros, revistas, selos e, inclusive, uma lista telefônica. Ele cita Milton Nascimento para descrever o que lhe motivou a desenvolver trabalhos sociais. "Todo o artista tem de ir aonde o povo está." Por entender que a linguagem artística cativa as crianças, Cesar trabalha com pinturas em escolas e CEIs. “É a magia das cores”, enaltece.

Ele ainda destaca o envolvimento do CEI Raio de Sol. “Estão felizes pintando. Para um artista, isso é gratificante”, afirma. Além de tornar a arte acessível e atuar em prol da preservação da natureza, o artista participa de exposições coletivas e individuais.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade