Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Chuva provoca transtornos e testa paciência de motoristas na Grande Florianópolis

Alagamentos, queda de árvore e entupimento de galerias pluviais interromperam ruas e causaram congestionamentos

Cristiano Rigo Dalcin
Florianópolis
25/07/2018 às 20H11

A chuva não deu trégua nesta quarta-feira (25),  provocou transtornos para quem vive nos municípios da Grande Florianópolis e testou a paciência de motoristas e usuários do sistema de transporte coletivo.  Alagamentos, queda de árvores e galerias pluviais entupidas interromperam ruas, provocaram congestionamentos e deixaram motoristas em alerta. A Defesa Civil chegou a emitir um alerta para deslizamentos na região.

A situação mais caótica foi verificada na Avenida Ivo Silveira, embaixo do viaduto da Via Expressa, na parte continental. Motoristas que tentavam acessar o bairro de Capoeiras se depararam com um trecho de 100 metros alagado devido ao entupimento de uma galeria pluvial. Longas filas se formaram, inclusive em São José.

Galeria pluvial entupida provocou alagamento no acesso a Avenida Ivo Silveira. - Foto: Flavio Tin/ND
Galeria pluvial entupida provocou alagamento no acesso a Avenida Ivo Silveira. - Foto: Flavio Tin/ND



Funcionários da secretaria de Infraestrutura de Florianópolis estiveram no local desde o início da tarde e tentaram desobstruir a galeria com a utilização de um caminhão equipado com hidro jato, que normalmente resolveria esse tipo de problema, mas não tiveram sucesso, e ficaram orientando os motoristas que arriscavam passar pelo local apesar do risco de ficar no meio do caminho.

O diretor de manutenção da secretaria de Infraestrutura de Florianópolis, Anderson Barcelos, esteve no local e suspeita que um colchão possa ter obstruído a galeria pluvial e provocado o alagamento no local. “Não conseguimos ver o que estava entupindo, pois a caixa é muito profunda, mas pode ser um colchão ou algo parecido, já que aqui, embaixo do viaduto temos a presença de usuários de drogas e em janeiro já aconteceu isso”, lembrou. 

Diante da situação, a Guarda Municipal e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) foram acionadas para trancar os acessos e desviar o trânsito.  Até o início da noite, a situação permanecia inalterada no local, e os funcionários da prefeitura aguardavam a chegada da PRF. No outro lado da cidade, motoristas que trafegavam pela Via Expressa, sentido bairro-centro, também precisaram ter atenção com um trecho que não possui bocas de lobo e alagava duas das três pistas e buracos provocados pela chuva.  Os bairros Campeche e Ribeirão da Ilha no Sul, e Vargem do Bom Jesus e Ingleses, no Norte, também registraram alagamentos e moradores dessas localidades solicitaram auxílio da secretaria de Infraestrutura para o desentupimento de galerias pluviais.

 Árvore cai sobre carro no Agronômica

Rua Rui Barbosa - Flávio Tin/ND
 Um cinamomo caiu às 17h sobre um Hyundai Creta que trafegava pela rua Rui Barbosa - Flávio Tin/ND


No bairro Agronômica, um cinamomo caiu às 17h sobre um Hyundai Creta que trafegava pela rua Rui Barbosa, altura do número 174. A motorista Joseane Chagas e a carona Liliane Silva saíram ilesas, mas levaram um susto. “Tivemos tanta sorte que a árvore encaixou no carro e não chegou nem a amassar o carro ou quebrar o vidro. Se tivéssemos na pista da esquerda poderia ter sido diferente”, declarou Joseane, apontando os galhos maiores sobre o lado esquerdo da rua.  O trânsito no local ficou interrompido por cerca de 50 minutos, até a chegada do Corpo de Bombeiros para corte e remoção da árvore, e a retirada do veículo.

Vários ônibus do sistema de transporte coletivo ficaram parados aguardando a liberação da rua para prosseguir os itinerários. A Defesa Civil Estadual relatou a ocorrência de um escorregamento de encosta na Caieira, mas sem danos materiais ou vítimas.

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade