Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Cerca de 25 toneladas de tainha são pescadas na região de Balneário Barra do Sul

Mais de 20 voluntários ajudaram os pescadores a retirar os peixes das redes

Windson Prado
Joinville

O mar estava realmente para peixe nesta terça-feira (24). Cerca de 25 toneladas de tainha foram capturadas pelos pescadores de Balneário Barra do Sul. Para alegria dos profissionais, eram espécimes graúdas. Cada tainha tinha, em média, de dois a três quilos. Foi preciso o auxílio de mais de 20 voluntários para ajudar os pescadores a tirar as tainhas das redes.

 

Fabrício Porto/ND
Produção é destinada ao mercado local, salgas e peixarias da região

 

Só a equipe do pescador Clébio Moisés de Souza, o popular Piu-piu, tirou do mar cerca 1.500 peixes, com o lanço pesando quase três toneladas. “A gente saiu para o mar cedinho, já na esperança de encontrar um cardume que estava pela região. Deu certo, cruzamos com elas na altura da Barra do Itapocu. Conseguimos cercá-las com as redes e puxá-las para o barco. Foi um trabalho de muita força braçal, mas valeu a pena”, descreveu orgulhoso o pescador artesanal.

Segundo ele, este foi o maior lance registrado no balneário neste ano. Outros pescadores também conseguiram capturar alguns cardumes na região de Araquari e Barra do Sul. No fim da tarde, outro pesqueiro de Barra do Sul chegou carregado com cerca de três toneladas dos peixes.

Segundo o técnico do Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) em Balneário Barra do Sul, José Eduardo Calcinoni, esta produção é destinada ao mercado local, salgas e peixarias da região. “As tainhas estão chegado ao Norte porque os pescadores industriais adiaram o início da pesca em Itajaí. Com isso, o pescador artesanal vai conseguir ampliar o orçamento neste ano. Estima-se em apenas aqui na Barra do Sul cerca de 500 famílias de pescadores sobrevivam da pesca”, pontua Calcinoni.

Ele acrescenta que desde o início do ano cerca de dez toneladas de tainhas já foram capturadas na cidade. Os peixes também devem ajudar a abastecer a tradicional Festa da Tainha que acontece em Barra do Sul de 6 a 11 de julho.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade