Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Centro de Valorização da Vida promove ações do Setembro Amarelo em Joinville

Mês é dedicado à conscientização dos transtornos mentais e prevenção ao suicídio

Redação ND
Joinville
08/09/2016 às 14H25

O Setembro Amarelo é o mês dedicado às campanhas de conscientização sobre os transtornos mentais e de prevenção ao suicídio. No mundo, cerca de 880 mil suicídios são notificados por ano e o Brasil ocupa o oitavo lugar neste triste ranking. Para discutir o tema, o CVV (Centro de Valorização da Vida), promoverá uma série de ações em Joinville a partir do próximo sábado (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Centro de Valorização da Vida promove ação - Divulgação/ND
Centro de Valorização da Vida promove ação - Divulgação/ND



Santa Catarina é o segundo estado do Brasil com o maior número de suicídios notificados por habitantes, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul. Em 2015, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, 595 catarinenses tiraram a vida, sendo a terceira maior causa de morte violenta, atrás de homicídio e acidente de trânsito. Os transtornos mentais, como depressão, bipolaridade, entre outras, têm sido apontadas como as principais causas.

A esperança é o fato de que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Diante destes números, o CVV, junto com outras entidades como CFM (Conselho Federal de Medicina), ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e Associação Internacional para Prevenção do Suicídio, realiza desde 2014 a campanha do Setembro Amarelo. O CVV tem 54 anos de atuação no Brasil no atendimento emocional por meio de telefone, presencial e hospital qualificado e é reconhecido como serviço de utilidade pública pelo Ministério da Saúde desde o início da década de 1970.

Em Joinville, o posto retomou as atividades em maio de 2014. Desde então, além da realização dos atendimentos, busca divulgar ações que possam amenizar a dor de quem sofre e prevenir o suicídio. Além de realizar cursos de formação de novos voluntários, a entidade tem participado efetivamente das campanhas preventivas. Segundo a coordenadora do posto joinvilense, Solange Coral, o principal objetivo é colocar a entidade como um apoio sentimental para quem procura o serviço. “Nosso trabalho é conversar com as pessoas. Ouvir as pessoas. Partimos do pressuposto que as pessoas, cada vez mais, querem ser ouvidas. Não substituímos os serviços de psicólogos e psiquiatras. Não damos conselhos e nem orientações”, explica a coordenadora. O CVV é uma entidade sem fins lucrativos, ligações governamentais, religiosas e politicas. A entidade é mantida por doações e por seus voluntários.

Confira a programação do CVV no Setembro Amarelo

Sábado (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10h – Caminhada pela vida, com início em frente a Unimed (Rua Orestes Guimarães, 905)

Na sequência, panfletagem no Mercado Municipal e ruas próximas

Segunda (12) e terça-feira (13)

Das 10 às 22h – Exposição de imagens e presença de grupo de psicólogos no Shopping Cidade das Flores

Quarta-feira (14)

17h – Uso da palavra livre na Câmara de Vereadores de Joinville, com fala do porta-voz do CVV, Antônio Tomaz

Além das atividades, o pórtico será iluminado com a cor da campanha e banners em ônibus da cidade tratarão do tema.

Sábado (24)

8h – Curso para novos voluntários, no campus da UFSC de Joinville (Rua Doutor João Colin, 2.700). Gratuito. Inscrições pelo e-mail joinville@cvv.org.br, telefone 3422-0800 ou no evento

*Com informações da assessoria de comunicação

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade