Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Caminhada pela vida faz parte das ações do Setembro Amarelo

O mês é dedicado a campanha de Prevenção ao Suicídio. No sábado uma caminhada foi realizada, outras ações estão programadas durante o mês

Shirlei Paterno
Joinville
12/09/2016 às 09H05

No sábado (10), Dia Mundial de Exaltação a Vida, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) promoveu em todo Brasil a “Caminhada pela Vida.” A ação faz parte das atividades da Campanha do Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. Em Joinville a caminhada reuniu aproximadamente 30 pessoas, vestidos com camiseta amarela eles saíram do Hospital da Unimed e percorreram algumas ruas até o Parque Zoobotânico.

A ação foi organizada pela ACP (Associação Catarinense de Psiquiatria) e contou com a participação do CVV (Centro de Valorização da Vida), o objetivo, segundo os organizadores é chamar a atenção para a importância de falar sobre o suicídio. Segundo a psiquiatra Maria Aparecida Nunes Fontana, do ACP, 96% dos casos de suicídio são cometidos por pessoas que apresentam algum transtorno mental.

Setembro Amarelo em Joinville - Divulgação/ND
Setembro Amarelo em Joinville - Divulgação/ND



“Os casos crescem entre jovens e idosos, 96% dessas pessoas sofrem de alguma doença como depressão, alcoolismo e transtorno bipolar. Isso mostra que a maioria dessas mortes podem ser evitadas, com tratamento.” Durante a caminhada, os participantes distribuíram, no trajeto, uma cartilha de prevenção ao suicídio. Na segunda-feira (12), às 19 horas, no anfiteatro do Hospital da Unimed acontece a palestra: Prevenção ao suicídio, o evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo email araci@unimedjoinville.com.br.

Em paralelo a caminhada, os voluntários do CVV, promoveram, também, em frente ao Mercado Municipal uma ação para chamar atenção dos motoristas. Este é o segundo ano que a atividade é desenvolvida. Segundo a vice-coordenadora de divulgação do centro, Fernanda Luttke, a intenção, além de chamar atenção é destacar a importância de conversar e de prestar a atenção nas pessoas a nossa volta.

Setembro Amarelo

O setembro Amarelo existe desde 2003 e é um evento mundial, todo mês é dedicado às campanhas de conscientização sobre os transtornos mentais e de prevenção ao suicídio. No mundo, cerca de 880 mil mortes por suicídios são notificadas por ano. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking. Santa Catarina é o segundo Estado do Brasil com o maior número de suicídios notificados por habitantes, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul.

No ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, foram 595 catarinenses, sendo a terceira maior causa de morte violenta, atrás de homicídio e acidente de trânsito.  Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. O setembro amarelo em todo Brasil pelo CVV, CFM (Conselho Federal de Medicina), ABP (Associação Brasileira de Psquiatria) e Associação Internacional para Prevenção do Suicídio.

 

Saiba mais
Programação da semana

Segunda-feira (12)
Palestra: Prevenção ao Suicídio
Palestrantes: Dra. Maria Aparecida Nunes Fontana e Dra. Cintia Doehler
Horário: às 19 horas
Local: Auditório do Centro Hospitalar Unimeda (4ª andar)
Inscrições gratuitas pelo email: araci@unimedjoinville.com.br

Segunda (12) e terça-feira (13)
Exposição de imagens e presença de grupo de psicólogos
Horário: das 10 às 22h
Local: Shopping Cidade das Flores

Quarta-feira (14)
Uso da palavra livre na Câmara de Vereadores de Joinville, com fala do porta-voz do CVV, Antônio Tomaz (14)
Horário: 17 horas.

Sábado (24)
Curso para novos voluntários do CVVJ
Local: campus da UFSC Joinville (Rua Doutor João Colin, 2.700).
Horário: 8 horas
Inscrições gratuitas no e-mail joinville@cvv.org.br, pelo telefone 3422-0800 ou antes do início do curso

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade