Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Beleza da florada do ipê-amarelo chama a atenção pelas ruas de Joinville

Árvores tem sido motivo de admiração e postagens em redes sociais

Suelen Soares
Joinville
30/09/2016 às 11H07

Com a chegada da primavera, Joinville tem ganho cores e odores típicos da época. A florada dos ipês-amarelos é o que sempre chama mais atenção na cidade nesta época do ano. E embora a floração ocorra sempre nesse período. fica difícil não parar por alguns minutos e admirar a intensidade da cor da árvore considerada símbolo do Brasil.

Nas redes sociais muitas postagens sobre o volume das floradas, que ficaram ainda mais intensas por conta do inverno mais rigoroso deste ano na região. A aposentada Carmen Monich, 79 anos tem orgulho do seu exemplar, que enfeita a frente da sua casa há tanto tempo, que ela até já perdeu a conta.

Aposentada tem orgulho da árvore que dá ainda mais cor ao seu jardim - Fabrício Porto/ND
Aposentada tem orgulho da árvore que dá ainda mais cor ao seu jardim - Fabrício Porto/ND


Segundo ela, a árvore foi plantada pelo marido, o também aposentado Jaime Monich, 79 e desde então, todos os anos enche o seu jardim de cor e alegria, assim como as demais folhagens e flores existentes no jardim da residência. “Eu gosto tanto dele e não me incomodo com as flores que caem, porque eu gosto muito de jardim. Aqui eu tenho rosas, folhagens e até um pé de mamão”, destaca.

Pelas ruas da cidade de longe já se avista o amarelo ouro dos ipês e, em alguns locais dá até para fazer um roteiro para fotografar ou apenas guardar na memória uma das mais bonitas manifestações da natureza nesta estação. Na rua Independência, no bairro Atiradores, a árvore pode ser admirada nos jardins e terrenos. O mesmo ocorre na rua Max Colin, em trechos da 15 de Novembro e até mesmo nas margens da BR-101, em frente ao Parque da Expoville. No Museu de Arte de Joinville, um dos cartões postais da cidade, os ipês também passaram a ornar aquele cenário que remete ao início da colonização em Joinville.

O ipê-amarelo assim como as demais espécies – roxo, branco e rosa é uma  espécie típicas do Brasil e é protegido pelo Patrimônio Ambiental. Com o tronco levemente torto tem o nome científico de Handroanthus albus e pode crescer até aproximadamente 30 metros. Por conta do néctar e da cor forte, as flores atraem abelhas e beija-flores que agem como agentes polinizadores da espécie.

E após a sua florada, que dura em média 15 dias, os galhos voltam a ficar secos e o ciclo recomeça. Por isso aproveite o fim de semana que se aproxima para dar um passeio por Joinville. Os ipês estão por toda parte, prontos para serem apreciados.

      Publicidade

      1 Comentário

      Publicidade
      Publicidade