Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Após duas semanas, binário da Santos Dumont em Joinville passa por adaptação

Moradores reclamaram nos primeiros dias, mas gerente do Detrans afirma que a experiência é positiva

Suelen Soares
Joinville
28/11/2016 às 08H39

O binário da avenida Santos Dumont e da rua Tenente Antônio João, no bairro Bom Retiro, na zona Norte de Joinville entra nesta segunda-feira (28) na segunda semana de implantação. Desde que os novos sentidos das duas vias foi mudado, há dez dias, os motoristas estão tendo que se acostumar com as mudanças, que no início da primeira semana causaram alguns congestionamentos, principalmente nos horários de maior fluxo de trânsito.

Motoristas estão tendo que se acostumar com as mudanças, que no início da primeira semana causaram alguns congestionamentos - Carlos Junior/ND
Motoristas estão tendo que se acostumar com as mudanças, que no início da primeira semana causaram alguns congestionamentos - Carlos Junior/ND

Nas redes sociais, algumas pessoas reclamaram sobre as mudanças que também afetaram o comércio que fica às margens da rua Tenente Antônio João. Alguns dos comerciantes comentam que foi complicado nos dois primeiros dias, mas eles esperam que tudo melhore no decorrer da implantação.

A comerciante Gabriela Lúcia da Silva Cardoso, 22 anos, que tem loja no bairro e mora no Jardim Iririú, conta que no segundo dia de implantação foi complicado chegar cedo em casa. “O pessoal do bairro reclama, por causa da volta que tem que dar. Na terça, eu levei 45 minutos até a minha casa e no normal eu levo dez. Mas eu vejo que esse congestionamento foi só no horário de pico. É uma questão de costume”, enfatiza.

O mesmo pensamento tem o empresário Marcos Pabst, 60. Para ele, é tudo uma questão de adaptação. “Algumas pessoas reclamaram no início, mas aparentemente o trânsito fica mais difícil de manhã cedo e no fim da tarde. Então é uma questão de adaptação. A minha torcida é para que tudo dê certo”, comenta.

O binário foi implantado depois da requalificação da rua Tenente Antônio João, que passou a contar com novo sistema de drenagem, asfaltamento e implantação de ciclofaixa, que começa na rua General Câmara até a rotatória da Univille.

Com esta mudança recente, a rua Tenente Antônio João passou a ser mão única - sentido o Norte, em direção ao aeroporto, shopping e universidade e a avenida Santos Dumont também, mas no sentido Sul, rumo ao Centro.

Mais fluidez

Joinville, a exemplo de cidades como Curitiba e Porto Alegre, passou a implantar os binários como uma alternativa para diminuir as filas e amenizar o trânsito na cidade. Para o gerente de trânsito do Detrans (Departamento de Trânsito), Marcelo Danner, esta adaptação dos motoristas, citada pelos comerciantes está sendo mais rápida do que o previsto. “Toda a mudança precisa que as pessoas se adaptem a ela e isso está ocorrendo de forma rápida. O que é muito positivo”, afirma.

Efetivamente, o gerente de trânsito afirma que a implantação do binário, irá desafogar a rua Dona Francisca, que tradicionalmente apresenta congestionamentos. “Na verdade, as pessoas precisarão mudar a rotina. Quem está indo para a Whirlpool, por exemplo, não precisa mais pegar a Dona Francisca e sim seguir pela Tenente Antônio João, e assim o trânsito ganhará mais fluidez”, destaca.

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade