Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

América Latina Logística investe em prevenção para evitar surfe em trens de Joinville

Ação da empresa foi realizada nesta quinta-feira (23) nas proximidades do terminal urbano do Itaum

Rosana Rosar
Joinville

Luciano Moraes
Ação preventiva tem o objetivo de conter a prática de surfar sobre vagões

Para evitar acidentes como o do dia 17 deste mês, quando Saulo Hunte Cardoso, 16 anos, caiu de um trem em Jaraguá do Sul e teve um braço amputado, a ALL (América Latina Logística) investe em ações preventivas. Das 11h ao meio-dia desta quinta-feira (23), cinco funcionários da empresa distribuíram panfletos pedindo cuidado redobrado aos motoristas que cruzam as linhas férreas próximo ao terminal urbano do Itaum. Pedestres e ciclistas também foram orientados a não transitarem pelos trilhos nem surfarem sobre os vagões.
A prática mostrada pelo ND na edição desta quinta, é uma das que mais preocupam a ALL. Luciana Lara, coordenadora de gente e gestão da empresa, reforça que as ações encaradas como brincadeira para crianças e adolescentes é muito mais arriscada do que imaginam. “Não é só o perigo de estar em cima de um trem, sem equilíbrio, mas a exposição à fiação elétrica, a túneis e a outras situações”, detalha. Segundo ela, os acidentes graves são reportados à ALL, mas há casos de menor gravidade que nem os maquinistas chegam a notar. A necessidade de cuidado ao transitar próximo das linhas a pé, de bicicleta, moto ou carro também foi reiterada pela coordenadora. “Pare, olhe, escute e faça seu trajeto com segurança. Também não fique próximo ao trem parado, porque ele faz paradas rápidas para alguma operação de chave e arranca com o apito”, orienta Luciana.
Para a estoquista Tauynni Teixeira, 19, os materiais informativos distribuídos são importantes para um alerta geral, principalmente, às crianças. “Conheço um menino que perdeu um braço e uma perna porque estava brincando no trem. Essas ações são boas para conscientizar”, opina.
Em setembro, a ALL promove a mesma ação em Jaraguá do Sul.

Saiba mais - perigo nas linhas férreas

- Um trem pesa cerca de 1.000 ton.
- O trem é 1.000 vezes mais pesado do que um carro comum
- Um trem leva cerca de 1 km até conseguir parar completamente
- Fique atento ao apito, é sinal de que o trem está se aproximando
- A ferrovia é sempre preferencial, então antes de cruzá-la, pare, olhe e escute

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade