Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

A saga para trazer a informação para a casa do leitor em Joinville

Equipe do jornal Notícias do Dia inclui profissionais como jornalistas, contatos comerciais, agentes administrativos, impressores e entregadores

Windson Prado
Joinville
12/11/2016 às 13H10

Todos os dias é assim. Logo cedo, você, leitor do Notícias do Dia, recebe um novo exemplar cheinho de informações que fazem a diferença no seu dia. São notícias de cidade, cultura, economia, esporte, memória, política, região, segurança, variedades e opinião nos artigos, colunas sociais e políticas que ajudam você a ter um conceito mais crítico acerca dos assuntos importantes de Joinville e região. Mas você já parou para pensar como funciona esta engrenagem que o mantém bem informado?

Na redação textos são editados e colocados nas páginas - Carlos Junior/ND
Na redação textos são editados e colocados nas páginas - Carlos Junior/ND

A saga para disseminar a informação e fazer com que ela alcance você, leitor, é bastante longa. Ela conta com o trabalho de dezenas de profissionais que diariamente não poupam esforços para checar os fatos, ir atrás da notícia, construir uma reportagem coerente e fazer com que ela chegue até você, tanto no jornal impresso, quanto no portal ND Online.

Na série de reportagens que comemora os dez anos de ND, hoje você vai conhecer como o seu Jornal Notícias do Dia é produzido.

A busca pela informação

Tudo começa na redação, onde repórteres, editores e fotógrafos buscam e recebem informações o tempo todo do que está acontecendo na cidade. Neste processo, o leitor tem um papel importante porque, muitas vezes, ele é quem ajuda a equipe de reportagem a ficar sabendo dos fatos que ocorrem nos quatro cantos da cidade. É também por telefone que, em boa parte dos casos, a equipe é informada a respeito de um fato, ou uma sugestão de matéria.

Todos dos dias são dezenas de ligações. O autônomo Rogério Teixeira, 51 anos, é um de nosso “leitores pauteiros” (quem sugere assuntos) mais empolgados. Pelo menos uma vez por semana (não seria exagero dizer que é diariamente!), ele telefona para sugerir reportagens. Há dias em que o leitor liga várias vezes. Às vezes, são sugestões interessantes. Outras, ideias mirabolantes. Também já teve uma sugestão que a editora-chefe considerou uma grosseria. Mas o fato é que o leitor não abre mão de mandar suas sugestões.

Para ele, a imprensa tem um papel fundamental na engrenagem da cidade. “A imprensa ajuda as coisas acontecerem. Sempre que fico sabendo de uma novidade, já tô telefonando para a redação do ND, para avisá-los e ajudar a propagar a informação para toda a comunidade”, comenta Teixeira, figura que se tornou folclórica nestes dez anos de ND.

Assim que um fato ou uma informação é recebida pela redação, a equipe de jornalistas experientes averigua os fatos, colhe detalhes e avalia a relevância do assunto para a sociedade. “O cuidado com a veracidade da informação é um dos preceitos mais sagrados do jornalismo. Esse processo de checagem é o segundo passo para uma boa redação, que precisa, em um estalar de dedos, definir a relevância e a procedência da notícia para que o interesse público seja atendido. O desafio do jornal diário é contar tudo em pouco espaço, pouco tempo de checar e escrever e obedecer aos critérios éticos e editorias, tendo como foco principal o leitor”, explica o jornalista esportivo e editor do ND on-line, Renan Silveira, funcionário do ND há dois anos e meio.

No impresso e na internet

Após apurar a notícia, os jornalistas fazem uma pequena matéria para ser publicada no ND Online. E vão a campo colher mais detalhes para a produção de um texto aprofundado sobre o assunto, para ser publicado no jornal impresso. O repórter fotográfico tem um papel importante nesta etapa, e precisa em um click traduzir a informação ao leitor. “A fotografia no jornal impresso é um convite visual para que o leitor possa se interessar pela matéria”, comenta o repórter fotográfico Fabrício Porto, que há oito anos está no ND Joinville

Com o texto e fotos prontos, é a hora de outros profissionais entrarem em campo: o editor, o diagramador e o revisor. O primeiro tem a responsabilidade de adequar o texto do repórter e a foto feita pelo fotógrafo na página do jornal, além de revisar o conteúdo. Já o diagramador é quem desenhada as páginas. Depois desta etapa, todo material passa pelas mãos do revisor para então o jornal ser enviado para gráfica onde é impresso. Hoje todo o processo de diagramação e revisão do Notícias do Dia de Joinville é feito em parceria com a redação da Capital.

Da impressão à entrega

A impressão do Jornal Notícias do Dia, tanto o de Joinville quanto o de Florianópolis, é feita em uma gráfica na cidade de São José. Quando o jornal é fechado, isto é, está finalizado, o arquivo digital é enviado à impressão. Todo este processo de impressão leva de três a quatro horas e precisa ser feito nas primeiras horas da madrugada, para que o jornal chegue cedinho na casa do leitor joinvilense.

Após o ND ser rodado, impresso, os exemplares são trazidos a Joinville, onde uma equipe de 14 entregadores faz a distribuição. A distribuição geralmente inicia por volta das 3h30 e termina entre perto das 7h. São quase 4 mil assinantes. Além disso, os entregadores também distribuem o ND em pontos de vendas como bancas de revistas, panificadoras, postos de combustíveis e supermercados “É um trabalho árduo e complexo, por isso, deve ser executado por uma equipe motivada e que realmente ame o que faz, que é o caso da equipe de assinatura e distribuição do Notícias do Dia”, comenta a supervisora do setor de distribuição do ND, Marina dos Santos Rosa, que há oito anos atua na empresa.

Números:

Da pauta ao leitor, confira o processo de produção do seu Notícias do Dia

 360 reportagens, em média, são produzidas mensalmente pelo ND Joinville

4 mil fotos, em média, são clicadas mensalmente pelos fotógrafos do ND Joinville

11.437 telefonemas foram feitos pelo RIC Joinville no mês passado

3.154 edições do ND Joinville já foram produzidas ao longo dos seus dez anos de existência

2 editores trabalham exclusivamente na produção do ND Joinville impresso

2 editores trabalham no on-line

5 repórteres atuam diariamente na redação do ND de Joinville

2 fotógrafos integram o ND Joinville

5 colunistas trabalham exclusivamente no ND Joinville

5 diagramadores trabalham na produção do ND Joinville e ND Florianópolis

1 revisor é reponsável pela revisão dos ND Joinville e ND Florianópolis

16 funcionários atuam no setor de distribuição do ND Joinville

4 vendedores compõem o setor comercial do ND Joinville

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade