Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

A maioria dos partidos em Santa Catarina já definiu as datas das convenções partidárias

Os eventos devem ser realizados entre 20 de julho e 5 de agosto de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral

Felipe Alves
Florianópolis
06/07/2018 às 21H38

Quase todos os partidos políticos em Santa Catarina já definiram as datas e locais de suas convenções partidárias. De acordo com o calendário divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os partidos devem realizar as convenções entre 20 de julho e 5 de agosto. Na ocasião, cada partido deverá indicar seus candidatos a governador e vice, deputados federais e estaduais, senadores, além de presidente e vice-presidente da República. Após as convenções, a próxima etapa é o início da campanha eleitoral, a partir de 16 de agosto.

Os 9 pré-candidatos ao Governo de Santa Catarina - Reprodução/ND
Os 9 pré-candidatos ao Governo de Santa Catarina - Reprodução/ND


Mas até a chegada das convenções, há ainda muita conversa entre os políticos para definir as possíveis alianças rumo à eleição de outubro. Do calendário já confirmado pelos presidentes dos partidos em Santa Catarina, as primeiras definições devem ficar a cargo do PSD, partido que aglutinou até agora 12 siglas em seu projeto, e a Rede, ambos em 21 de julho. Na semana seguinte o PSDB apresentará seus candidatos em 29 de julho. “Se não fizermos coligação, temos nomes para irmos de chapa pura”, afirma o presidente do PSDB, Marcos Vieira. O DEM ainda não bateu o martelo, mas deve fazer sua convenção entre 28 e 29 de julho.

Em um cenário ainda muito fragmentado e de indefinições de coligações, alguns partidos preferiram marcar suas convenções estaduais para os últimos dias do prazo estipulado pelo TSE, situação semelhante aos diretórios nacionais dos partidos. MDB e PSOL vão confirmar seus candidatos em 4 de agosto. “Até o fim do mês as conversas devem definir tudo”, afirma Mauro Mariani, presidente do MDB. O PR fará sua convenção em 5 de agosto. “Marcamos para o último dia pois estamos conversando ainda. Por enquanto sou pré-candidato ao governo, mas posso sair a senador caso haja coligação”, afirma Jorginho Mello, presidente do PR.

O evento do PT será possivelmente em 5 de agosto. “Vamos aproveitar bem esse tempo para ir até o limite das conversas que são imperiosas para a formação da chapa majoritária”, afirma Décio Lima, presidente petista. À espera de conversas definitivas com outros partidos, o PP ainda não confirmou a data da convenção do partido. “Temos decisões e encaminhamentos que não vão poder passar do dia 30”, afirma o presidente pepista Silvio Dreveck.

As datas das convenções partidárias em Santa Catarina

  • PSD – 21 de julho, na Alesc, em Florianópolis
  • Rede – possivelmente em 22 de julho
  • DEM – 28 ou 29 de julho, em Florianópolis (sem local definido)
  • PSDB – 29 de julho, na Alesc, em Florianópolis
  • MDB – 4 de agosto, na Alesc, em Florianópolis
  • Psol – 4 de agosto, em Florianópolis (sem local definido)
  • PR – 5 de agosto, na Alesc, em Florianópolis
  • PT – possivelmente em 5 de agosto, em Florianópolis (sem local definido)
  • PP – não definiu ainda

As próximas datas do calendário do Tribunal Superior Eleitoral

  • 20 de julho a 5 de agosto - Devem ser realizadas as convenções partidárias para a escolha de candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital.
  • 20 de julho – Não serão permitidas a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. De acordo com o TSE, enquetes são a simples coleta de opiniões de eleitores sem controles de amostras e sem utilização de métodos científicos.
  • 16 de agosto – Será permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.
  • 31 de agosto – Começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, com fim em 4 de outubro.
  • 17 de setembro – A Justiça Eleitoral tem até este dia para julgar todos os pedidos de registro de candidatos que vão concorrer ao pleito em 2018.
Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade