Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Estúdio de dança arrecada doações de cabelo para crianças com câncer em Joinville

Carla Nunes
Joinville

Mulheres, dança e muita solidariedade se unem neste sábado, (21), para uma boa ação.  O estúdio Dança e Tradição, em Joinville, realiza o segundo Encontro Feminino, evento que oferece palestras sobre nutrição para mulheres, terapia holística, dança do ventre e dicas de maquiagem, além de apresentações e aulas dança.

Fabrício Porto/ND
Lia mostra cabelos que servirão para a confecção de perucas

Mas o evento torna-se mais especial pela iniciativa do estúdio de arrecadar cabelo para a ONG Cabelegria, em São Paulo. A ONG, que tem como objetivo central ajudar crianças com câncer, trabalha em parceria com o salão Andrea Lopes Cabelos, que confecciona as peruquinhas de graça. A coordenadora das ação, Lia Marquesi, 36 anos, esclarece que gostaria muito que as doações ficassem em Joinville, mas não encontrou parceiros para confeccionar as perucas. “Nós encontramos vários salões e cabeleireiros que se ofereceram para cortar os cabelos de graça, mas não tivemos ninguém que pudesse confeccionar”, explica. 

A ideia de doar cabelos para as crianças com câncer surgiu assistindo a uma matéria sobre o assunto, conta Lia. Depois disso, ela resolveu estimular as alunas do estúdio a participarem do movimento. “Para a mulher, o cabelo tem um significado muito maior que para os homens”, estima a professora e, por isso, tanto quem vai doar, quanto quem vai receber sabe da importância do gesto. Ainda não  há como precisar o número de doadoras, pois muitas vão entregar o cabelo no dia do evento, mas a expectativa é de que, pelo menos, 30 mulheres se desapeguem das madeixas em prol da auto-estima de algumas crianças com a doença.

O marido de Lia, Alberto Maguerroski, incentiva a ação e para ele não há problema nenhum em ver a mulher, que hoje tem o cabelo pela cintura, com um visual mais curto. “Eu a conheci de cabelos curtos, acho que vai ser bom relembrar”, ri.

A campanha, que ainda está em sua primeira edição, mas já ganhou até nome “Seu cabelo pelo meu sorriso” vai se tornar uma ação anual. A coordenação do estúdio pretende levar a ideia adiante e despertar a solidariedade nos joinvilenses, com intuito de que as doações sejam destinadas aos pacientes locais. “Muitas pessoas nos procuraram querendo ajudar, não imaginávamos tanta repercussão,  vamos continuar e lutar para que esta seja uma ação anual e local’’, finaliza Lia.

Doe cabelo, doe alegria

O estúdio Dança e tradição abre as portas para o público participar tanto do evento, quanto da ação beneficente. Visto, que para confeccionar uma peruca são necessários cerca de 200 gramas de cabelo, portanto a ONG necessita de muitas doações. Qualquer tipo de cabelo pode ser doado, mesmo que contenha química ou tintura, e o comprimento mínimo para doação é de um palmo, cerca de 10 cm. O procedimento é simples: basta fazer um “rabo” com o cabelo cortado e levar até o estúdio Dança e Tradição, na avenida Procópio Gomes, 853, no bairro Bucarein, em Joinville.

As mulheres que preferirem, podem cortar o cabelo na hora, pois haverá cabeleireiros disponíveis no estúdio. O corte de cabelo e a entrada npo evento é de graça para as doadoras.Para as mulheres que vão participar somente das atividades, o valor do ingresso é de R$ 5.

 

SERVIÇO

O quê: Segundo Encontro Feminino

Quando: sábado, às 18h30

Onde: Estúdio Dança e Tradição (na avenida Procópio Gomes, 853, no bairro Bucarein)

Quanto: entrada de R$ 5 para participar do evento. Mulheres doadoras não pagam.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade