Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Igreja da Paz comemora 150 anos com grande concerto em Joinville

Inauguração do principal templo da Igreja Luterana na cidade completa sesquicentenário, um motivo de orgulho que veio para reforçar a fé e unir ainda mais a comunidade

Adrieli Evarini
Joinville
Fabrício Porto/Arquivo/ND
Interior da Igreja da Paz, que fica na rua Princesa Isabel, no centro de Joinville

 

A comunidade luterana de Joinville já tem compromisso nesta quinta-feira (20) e o evento é de tirar o chapéu. Em comemoração aos 150 anos da construção do templo da Paróquia da Paz, símbolo histórico da cidade, ocorrerá a partir das 20h o Grande Concerto de Órgão de Tubos e Coro.

Com presenças ilustres, o concerto deverá encher com boa música os ouvidos dos presentes. A organista carioca Domitila Ballesteros e o joinvilense Dieter Pabst, além do Coral da Paz, prometem abrilhantar a noite. O Coral da Paz está em atividade há 122 anos ininterruptos e é o mais antigo coral em atividade no país. Hoje, conta com aproximadamente 30 integrantes.

 

Divulgação/Revi/ND
Órgão de tubos sempre desperta atenção e será alvo de uma incursão para quem desejar vê-lo de perto

 

O organista joinvilense atualmente mora e estuda em Minas Gerais. “O Dieter era regente e passou a se interessar e estudar órgão depois da restauração que fizemos no órgão de tubos da igreja”, revela Daniele Haak, vice-presidente da Paróquia da Paz. Logo após o Concerto, grupos serão organizados para subir ao mezanino e conhecer de perto o órgão de tubos.

O ano era 1857 e a pedra fundamental do templo foi lançada. Sete anos depois, em 1864 era realizada a inauguração da então casa de oração que hoje faz parte da Paróquia da Paz. Desde lá, muitas obras foram realizadas, como a colocação da torre em 1892. Agora, 150 depois do início desta história, o projeto de restauro já foi aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e segue agora para captação de verba através da Lei de Incentivo à Cultura com o objetivo de preservar o prédio e a história de toda a comunidade.

 

Divulgação/AHJ/ND
O primeiro templo, na época de sua inauguração, ocupando a paisagem ainda rural

 

Serviço

O quê: Concerto de Órgão de Tubos e Coro em comemoração aos 150 anos de inauguração do templo da Igreja da Paz

Quando: nesta quinta-feira (20), às 20h

Onde: Paróquia da Paz (rua Princesa Isabel, 438, Centro)

Quanto: entrada gratuita

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade