Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Joinvilense William Hille é destaque internacional no xadrez

Jovem de 13 anos ganha título de mestre no esporte

Redação ND
Joinville
Carlos Junior/ND
Enxadrista, de 13 anos, foi vice-campeão do Brasileiro no início de abril

 

Timidez de um menino, mas com inteligência de gente grande. Assim pode ser definido o enxadrista de Joinville, Willian Henrique Hille. Com apenas 13 anos, o garoto alcançou um feito jamais conquistado tão novo por um brasileiro na modalidade. Homologado no último mês de março pela Fide (Federação Internacional de Xadrez), o joinvilense recebeu o título de “Arena Grand Master”, garantido através de boas apresentações em torneios pela internet, contra jogadores espalhados por todo mundo.

“Ele chegou a um nível alto de graduação, que o possibilitou a ganhar esse título. Para conseguir atingir essa denominação, ele precisava ter um ranking muito alto na internet e conseguiu. Para ele é muito importante essa conquista por ter sido a primeira criança a conseguir esse feito com a menor idade. Vai ficar marcado na história”, Walter Hille, pai de Willian e também enxadrista.

Tratado como uma das maiores esperanças do xadrez joinvilense, Hille começou a praticar o esporte com 11 anos de idade e logo na sua primeira competição estadual ficou com o vice-campeonato. Dois anos depois, carrega muitos títulos no currículo, não só no cenário estadual, mas também nacional e mundial. Atual campeão catarinense na categoria 16 anos, o enxadrista treina três vezes por semana, pela internet, com o mestre internacional Evandro Amorim Barbosa, de Minas Gerais. De acordo com o jovem, a cada conquista o ânimo aumenta para representar Joinville nas diversas competições, tanto virtualmente como fisicamente. “Tenho mais vontade de jogar torneios e vou me dedicar ainda mais nos treinos e estudos para continuar vencendo”, resumiu o jovem.

 

Objetivos futuros

 

Apesar da nomeação de Arena Grand Master, Willian Hille ainda sonha alto na atual temporada. Com a conquista do vice-campeonato no Brasileiro, realizado no início de abril, na cidade de São Paulo, o joinvilense é um dos representantes do Brasil no Pan-Americano, que acontece em junho, na Venezuela. Além disso, o garoto irá disputar o Mundial da modalidade, que ocorre em setembro, na Rússia, nas categorias individual e por equipes. Já no cenário estadual, ele defende o título do Campeonato Catarinense, que será disputado daqui a três semanas, em São Bento do Sul. Depois, haverá novamente o Brasileiro, onde concorre a títulos nas categorias Sub-14 e Sub-16. Estas são as quatro principais metas de Hille em torneios físicos.

Já no modo virtual, em meados de agosto, Hille disputa o Campeonato Mundial de Juniores, ou seja, de pessoas até 20 anos. Nesta competição, a principal meta do joinvilense é ficar entre os 10 primeiros colocados, já que enfrentará jovens com idade elevada. Apesar de estar iniciando sua carreira, Hille mostra grande potencial para o futuro e carrega dois grandes sonhos. “Quero ser campeão mundial e poder representar bem o Brasil”, comentou.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade