Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Irmãos Hille são destaque do xadrez em Joinville

Willian e Walter ajudaram o município a faturar a medalha de ouro na classificação geral dos Joguinhos Abertos

Lucas Reschke Pavin
Joinville

O xadrez joinvilense contou com o talento de dois irmãos para conquistar o título da modalidade nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizado entre os dias 26 de julho e 2 de agosto, em Caçador. Com uma equipe muito renovada, Walter Hille Junior, 17 anos, e Willian Henrique Hille, 13, se destacaram na competição e ajudaram o município a faturar a medalha de ouro na classificação geral.

 

Carlos Junior/ND
Willian (E) e Walter têm se destacado em competições estaduais e nacionais. O pai, amante da modalidade, é a maior fonte de inspiração da dupla

 

Mesmo com a pouca idade, Willian tem resultados expressivos na modalidade. Além de campeão geral e de outras duas categorias individuais no xadrez rápido, nos Joguinhos, o garoto foi o atleta mais jovem a garantir o primeiro lugar no Fecaj (Festival Catarinense da Juventude), que ocorreu em maio, em Jaraguá do Sul. No torneio, o enxadrista teve 100% de aproveitamento com seis vitórias em seis partidas. Com apenas dois anos praticando e pelos resultados obtidos, Willian é uma das maiores promessas do esporte em Joinville.

“A idade no xadrez não é relevante para vencer no jogo. Enfrentei adversários muito difíceis e mais velhos em todas as competições, mas tive boa concentração para conseguir os resultados”, afirmou Willian.

Quatro anos mais velho que o irmão, Walter deixou de ser promessa há algum tempo e já é realidade no xadrez. Além do título por equipes e o quarto lugar na categoria blitz no Joguinhos de Caçador, ele é o atual campeão brasileiro escolar. Neste fim de semana conquistou a etapa regional do JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina), credenciando-o para a fase estadual que ocorre em Blumenau, entre os dias 22 e 26.

“É muito bom ser representante de Joinville e conseguir estes títulos para cidade, principalmente nos Joguinhos onde tínhamos perdido no ano passado e conseguimos recuperar em 2014”, disse Walter.

Inspiração hereditária

A grande influência dos irmãos Hille para iniciar e continuar se dedicando ao xadrez vem do pai, Walter Hille.  Apaixonado pela modalidade, Hille carrega vários títulos na bagagem, como primeiro lugar nas duas primeiras edições dos Joguinhos Abertos, três vezes do JASC e vice-campeão estadual juvenil.

Agora, aos 42 anos, o pai orgulhoso falou da sensação em ser um espelho para os filhos. “Eles vivem o meu próprio sonho, porque eu sempre quis ser um grande campeão, mas acabei focando muito na vida dos negócios. Além do fato deles serem esportistas e campeões, é uma satisfação muito grande também pelo fato do desenvolvimento intelectual que eles tem tido”, destacou.

Próximos desafios

Apesar das recentes conquistas na temporada, os irmãos Hille ainda esperam alcançar voos maiores em 2014. Walter busca manter o título do Campeonato Brasileiro Escolar, além de almejar a medalha de ouro nos Jogos Abertos de Santa Catarina, que será realizado de 15 a 25 de novembro, em Itajaí. Já Willian tenta repetir o feito do irmão, buscando o inédito primeiro lugar na competição nacional, e bons resultados também nos Jasc e na 14ª Olesc (Jogos da Juventude Catarinense), que ocorre em setembro, em Criciúma. Em todas estas competições, os atletas irão representar Joinville, exceto nos Jasc, que defenderão a cidade de Itapema. “Torço para que eles representem bem os municípios e como são torneios semelhantes aos moldes dos Joguinhos, claro que com nível de competição maior, eles têm boas chances de medalhas”, disse Roberto Junio Brito Molina, técnico dos irmãos.

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade