Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Com sete atletas do Desterro Rugby, Brasil estreia hoje em competição internacional

Quatro deles são titulares contra o Chile, esta noite, em São Paulo pela Americas Rugby Championship

Diogo Maçaneiro
Florianópolis
02/02/2017 às 23H35

A Capital Catarinense é sede atualmente de um dos três núcleos de alto rendimento mantidos pela Confederação Brasileira de Rugby no país. As outras duas são no Estado de São Paulo. O trabalho já começa a dar frutos em parceria com outro projeto bem sucedido na Capital com sete atletas do Desterro convocados para a seleção de 15, que estreia hoje no Americas Rugby Championship, no Pacaembu. O projeto é que o estádio seja a casa da modalidade no Brasil. A partida será contra o Chile, às 20h15.

Ige é um dos sete jogadores do desterro convocados à seleção brasileria - Marco Santiago/arquivo/ND
Ige é um dos sete jogadores do desterro convocados à seleção brasileria - Marco Santiago/arquivo/ND



Os Tupis – apelido da seleção brasileira – terá quatro jogadores do time florianopolitano entre os titulares. Alexandre Texugo, Lucas Bruxinho, João Ige e André Buda. Além do quarteto, Daniel Nativo, Luan Smanio e Guilherme Coghetto estão entre os reservas, num total de 23 convocados. Ou seja, quase um terço do time joga em Santa Catarina. “[O Desterro] É referencia sim. Fazemos um trabalho muito sério focado na formação dos indivíduos, pois acreditamos que o valor do atleta e do homem fora de campo é indissociável”, explica Ige, aos 34 anos o mais velho do time. “Estou desde os 18 na seleção”.

Para 2017, o Desterro vai estrear um projeto de categorias de base que vai desde o sub-8 até o adulto. Para participar, basta procurar o clube e iniciar as atividades, sem custo algum. O trabalho será voluntário, segundo Ige.

O Americas Rugby Championship é uma competição baseada num dos mais tradicionais torneios da modalidade no mundo, o Six Nations europeu, que conta com as principais forças continentais da modalidade. Além de Brasil e Chile, o torneio reúne também Argentina, Canadá, Estados Unidos e Uruguai. O Brasil não está entre as forças, mas pode surpreender. “Estamos mais preparados do que nunca e temos condições de vencer o Chile”, acredita o jogador, que avalia o momento da modalidade no país como o melhor desde os anos 80.

Confrontos do Brasil no Americas Rugby Championship:

03/02 - Brasil x Chile (Pacaembu, São Paulo)

11/02 - Brasil x EUA (Estádio Dell Diamond, Austin)

18/02 - Brasil x Uruguai (Estádio a confirmar, Montevidéu)

25/03 - Brasil x Argentina (Estádio Agustin Pichot, Ushuaia)

03/03 - Brasil x Canadá (Pacaembu, São Paulo)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade