Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Sonhos realizados por meio do aprendizado da música em Joinville

Escola Arte Maior completa 28 anos de ensino musical, formação ética, cultural e profissional

Suelen Soares
Joinville
23/09/2016 às 19H46

Há 28 anos, a então musicista Kátia Siqueira talvez não imaginasse No que o seu sonho se tornaria. Mas a vontade de fazer algo com música de forma diferenciada na cidade crescia ainda mais e assim, em setembro de 1988, nasceu a Escola de Música Arte Maior.

Na noite de quinta-feira (22), um espetáculo celebrou toda a trajetória da escola Arte Maior - Juliane Viapiana/divulgação/ND
Na noite de quinta-feira (22), um espetáculo celebrou toda a trajetória da escola Arte Maior - Juliane Viapiana/divulgação/ND


De acordo com a diretora e fundadora da escola, Kátia Siqueira, desde o início a ideia era transmitir um ensino de qualidade, mas, além disso, envolver as pessoas, desde a mais tenra idade nos laços de amor à música. “É uma felicidade ver que o sonho se realizou. A escola passou por várias fases e é isso que queremos passar para os nossos alunos, que a realização dos sonhos depende de acreditar e pela busca em colocar as coisas em prática”, enfatiza.

Kátia é instrumentista, toca órgão eletrônico e foi com ele que ela iniciou a escola. Atualmente ela também é autora de metodologia musical infantil. Com o tempo a Arte Maior cresceu e hoje possui um quadro de 40 profissionais, 900 alunos distribuídos em duas unidades – a Matriz (rua Orestes Guimarães, 104) e a Infantil (rua Lages, 59). “Eu comecei sozinha com aulas de órgão eletrônico e devido à procura nós fomos ampliando as aulas e contratando professores. Alguns deles são formados pela escola”, conta.

Na noite de quinta-feira (22), um espetáculo celebrou toda a trajetória da escola. O Especial 28 anos, promovido de forma solidária, levou ao palco da Sociedade Harmonia-Lyra, professores, ex-alunos e convidados em uma grande confraternização musical. Entre os convidados, a violinista Flávia Siqueira Martins, filha da Kátia e que reside há quatro anos na Áustria. “Foi muito importante estar ali com a minha filha. Esta foi mais uma realização”, comenta a diretora.

Assessorada pela TG Music e pela Faculdade Internacional de Música Souza Lima, a Arte Maior oferece cursos de cordas, sopro, teclas, percussão, técnica vocal, teoria, harmonia e improvisação, prática de bandas, DJ, produção musical, aulas em grupo e musicalização infantil.

Espetáculos especiais

Após este espetáculo dos 28 anos, a escola agora se prepara para uma série de apresentações especiais. Em outubro, nos dias 20 e 21 uma apresentação homenageia o Legião Urbana. No dia 22, os alunos irão apresentar o seu trabalho de pesquisa, através do musical sobre a era do rádio, com músicas que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1950.

No dia 23, “O reino das brincadeiras esquecidas” terá como protagonistas as crianças até sete anos, que farão um resgate das brincadeiras e canções infantis, deixadas de lado após a ascensão da tecnologia. Todas as apresentações serão no Teatro Juarez Machado.

Em novembro, no dia 23, o Coral de Natal da Arte Maior, abre as celebrações de Natal, na Harmonia-Lyra. E dando sequência às festividades natalinas o coral também passará pelos hospitais, casas de repouso e etc. E depois como já é tradicional o “Natal da Sacada”, na Lyra o coral também estará presente, pelo terceiro ano.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade