Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Desde criança, Mauro Benevides anima ambientes, especialmente a cozinha

Também conhecido como "Tio Maurinho", ele pode ser em uma hora o Shrek, em outra um palhaço, ou o Sonaldinho, o Fritz...e até o Papai Noel

Redação ND
Joinville
Fabrício Porto/ND
Benevides formou-se recentemente como tecnólogo em gastronomia, o que veio reforçar e aprimorar o talento que ele já tinha desde que descobriu os segredos da culinária com a mãe
 

 

 

Ele pode chegar como pirata, Shrek, “Sonaldinho”, Fritz... Diverte as crianças, anima a festa... E depois ainda pode servir uma feijoada, paella, entrevero, churrasco... Ah, e em dezembro, enche o saco... De presentes, encarnando o Papai Noel.

Essa figura polivalente é Mauro Pereira Benevides, personal chef, conhecedor de segredos culinários. E pode ser o “Tio Maurinho”, encarnando personagens que divertem a criançada. “Lá em casa, meu irmão mais velho era o rei, a irmã, a rainha, meu gêmeo alguns minutos mais velho o duque e eu o bobo da corte”, brinca, confirmando a sua principal característica, o bom humor contagiante.

O sotaque logo entrega a origem deste curitibano, nascido em julho de 1969. “Nasci nas Mercês, mas com sete anos a família mudou-se para Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, e ali me criei. Perdi meu pai quando tinha oito anos e na distribuição de deveres fui ajudar minha mãe na cozinha. Comecei enxugando louça e fui aprendendo os segredos da culinária”, conta, revelando a vocação precoce.

 

 

Divulgação/ND
Na Casa Krüger, um dos principais pontos turísticos de Joinville, ele recebe visitantes com sua porção Fritz

 

 

E os relatos sempre são intercalados com humor: “Eu e meu irmão gêmeo, Maurício, éramos tão parecidos quanto Arnold Schwarzenegger e Danny DeVitto no filme ‘Irmãos Gêmeos’, um grandão e o outro nanico”.

Filho de Penha, ex-jogador do Atlético, Maurinho tem até hoje o hábito de usar camisas listadas na horizontal. Zagueiro apenas esforçado, chegou a defender times amadores de Piraquara e Pinhais, mas, sentindo que o futuro profissional passava longe dos campos, aos 14 anos foi trabalhar num escritório de contabilidade. Formou-se técnico contábil e guarda uma boa lembrança: “Fui o mais novo contabilista registrado no Conselho Regional paranaense, com 19 anos”.

 

Tio Maurinho em ação

 

Ter sido coroinha foi, para Benevides, um fator que ajudou a perder a inibição. Ainda auxiliava os padres quando, aos 15 anos, numa emergência precisou se fantasiar de Papai Noel. Nunca mais parou. Depois de trabalhar no setor de recursos humanos de uma indústria e na área de projetos sociais da Prefeitura de Pinhais, abriu a Cia. da Alegria, empresa de recreação e animação. “Minha mulher, Marilúcia, era sócia, e em 1999 fomos para o mercado. Dois anos depois nos mudávamos para Joinville, pois ela precisava cuidar da avó e vimos a possibilidade de conquistar novos espaços”, relata, a essa altura já famoso como o “Tio Maurinho”.

A família estabeleceu-se no Aventureiro e, com a nova razão social Benevides & Mueller (sobrenome da família da mulher), começou a vencer novos desafios, animando festas, preparando quitutes e, todo final de ano, trazendo o Papai Noel do polo norte. “Aos 40 anos – continua –, decidi dar uma guinada na vida, fazendo o vestibular para a faculdade de gastronomia da Univille.” Em 2013, o diploma de tecnólogo somou-se aos diversos certificados de cursos feitos desde que aprendeu a temperar churrasco em festa de igreja, aos 15 anos, em Piraquara.

 

 

Divulgação/ND
O personagem Sonaldinho também faz sucesso nas festas infantis

 

 

Hoje, concilia a atividade de animador de festas com a de personal chef e ainda dá aulas eventualmente, como professor convidado, no mesmo curso em que se formou. Na mesma Univille faz pós-graduação em gestão empresarial e não recusa convites para dar palestras, voluntariamente, em associações comunitárias, dando dicas de aproveitamento total de alimentos.Além da esposa Marilúcia, já conta com a assessoria das filhas Milena, 20 anos, e Maitê, 13.

Eclético, vai da cozinha caseira aos mais sofisticados pratos internacionais. “Faço desde um jantar íntimo à luz de velas até um churrasco para 1.000 pessoas”, garante, já convidando a comunidade para a feijoada do Colégio da Univille, dia 31 (reservas pelo telefone 3461-9048), a seu encargo.

 

Serviço:

Contatos com Mauro Benevides, o Tio Maurinho

www.chefmaurobenevides.com.br

falecom@chefmaurobenevides.com.br

47/3467-5128 / 9974-0626

Facebook Mauro Benevides

Instagram /chefmaurobenevides

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade