Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

O dia-a-dia de Joinville e região contado por Luiz Veríssimo.

Pela primeira vez um grande partido escolhe Joinville para sua convenção estadual

O senador Paulo Bauer (PSDB) vai ser homologado candidato a governador na cidade onde tem raízes

Luiz Veríssimo

Pela primeira vez na história política de Santa Catarina, um de seus principais partidos vai realizar sua convenção estadual em Joinville. Nem Pedro Ivo e Luiz Henrique tiveram esta iniciativa, já que foram homologados em convenções realizadas em Florianópolis, mesmo tendo Joinville como base eleitoral. O PSDB escolheu a Expoville para homologar a candidatura do senador Paulo Bauer a governador nesta manhã de domingo e, provavelmente, da deputada Federal Geovania de Sá (PSDB) como vice.  

A idéia foi do pré-candidato a senador Napoleão Bernardes. Ele será o único candidato do partido, como justifica Paulo Bauer: “nosso segundo voto será para quem der reciprocidade no segundo turno”. Com apenas um candidato ao Senado, Napoleão vai agregar os dois tempos no programa eleitoral do partido.

A única dúvida que ainda permanece é sobre a vaga de vice-governador. “Nós convidados o deputado federal João Paulo Kleinubing (DEM), que ainda não respondeu. Por respeito a ele estamos esperando. Se ele não aceitar até a convenção, a deputada Geovânia de Sá será indicada”, esclareceu Bauer, garantindo que a ata da convenção será “fechada” no domingo, oficializando a “chapa pura” e sepultando qualquer possibilidade de coligação.

Como o projeto de João Paulo Kleinubing está vinculado ao de Esperidião Amin (PP), o PSDB está escalado para disputar a eleição majoritária em outubro com Paulo Bauer, Geonania de Sá e Napoleão Bernardes.

Previsão

Paulo Bauer acredita que Esperidião Amin vai disputar a eleição para uma das cadeiras no Senado pela coligação que terá Gelson Merísio (PSD) como candidato ao governo. Outra previsão do pré-candidato a governador pelo PSDB: Mauro Mariani pode ter também uma mulher como vice, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS).

Mulheres

A tendência é que pelo menos duas mulheres estejam na eleição majoritária em outubro em dois dos maiores partidos de Santa Catarina. Geovania de Sá foi eleita com a menor votação (52.753). Com base eleitoral em Criciúma, ela conseguiu 2.35 votos em Joinville graças a sua ligação com a Igreja Assembléia de Deus. Já a lageana Carmen Zanotto (PPS) foi eleita com 78.607 votos, sendo 510 deles em Joinville.

   

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade