Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994, e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.

Governo prepara criptografia para e-mails e telefones

O governo iniciou operação sigilosa de instalação de tecnologia nacional para criptografar e-mails e telefones da presidente Dilma

Leandro Mazzini

O governo iniciou operação sigilosa de instalação de tecnologia nacional para criptografar e-mails e telefones da presidente Dilma e dos 39 ministros. Os principais assessores de pelo menos 30 ministros foram reunidos dia 14 de agosto no Anexo do Planalto pelo Gabinete de Segurança Institucional – antes da revelação de que a cúpula era monitorada pelos americanos. Técnicos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apresentaram os dois produtos, o Criptogov e o cGov, para blindar as informações. 

Paternidade

O Criptogov é um drive desenvolvido pela Abin que será instalado nos computadores e usados para comunicação segura de e-mails entre a presidente e ministros.   

Modo de segurança

O cGov é tecnologia de criptografia entre aparelhos especiais de telefones que serão instalados nos gabinetes. O Itamaraty já os usa para comunicação com as embaixadas.  

Hora da blindagem

Ministros ficaram animados! Relatam que a Abin trabalhava há meses na criação dos softwares e os aperfeiçoava, quando surgiu o escândalo da NSA e do monitoramento. 

Codifica essa 

A equação é simples: com e-mails e telefones criptografados, a NSA pode até fazer novas arapongagens, mas só ouvirá ruído ou lerá códigos. Terá de quebrar cabeça. 

Derrota de Dirceu

Os mensaleiros vão perder espaço no PT com a eleição de novembro, preveem antigos petistas. Em especial o grupo de José Dirceu (foto), que deve ser afastado com o crescimento das correntes ligadas ao candidato Paulo Teixeira – mesmo que não vença Rui Falcão. Teixeira é apoiado por grãos-petistas como José Eduardo Cardozo e Tarso Genro 

Tropeirismo 

Deu no blog de Marcio Fagundes, de BH:  20 tropeiros refazem o percurso da Estrada Real, mas nada de bikes ou jeeps. Vão no lombo de mulas de Paraty (RJ) para Itabirito (MG) desde 23 de agosto. Como faziam os bandeirantes.  

Mais quatro

Para quem defende a democracia partidária no Brasil que já tem 30 legendas, eis afago: além da Rede, de Marina, e do Solidariedade, de Paulinho da Força, estão prontos para sair do forno do TSE o PROS (Republicano da Ordem Social) e a nova Arena. 

Tráfico do sexo

Deputados federais da CPI do Tráfico de Pessoas voltaram pasmos do Oiapoque (AP). São milhares os brasileiros que atravessam para a Guiana para ganhar em euro. Mas a realidade é pior que aqui, e mulheres - de crianças a idosas - acabam se prostituindo lá. 

Turbulência na conta

Passou despercebido, mas não para a concorrência: o Cade condenou a Aerolíneas Brasileiras, Varig Log, American Airlines e Alitalia, além de sete executivos, a pagarem R$ 293 milhões por formação de cartel internacional no transporte de cargas. 

Mala & Maca

Em tempos de Saúde como prioridade, o Hospital São Paulo na capital paulista, o único federal de capital, avisa aos pacientes de internação para levarem enxoval porque não há lençóis. Cobertor, toalhas, sabonete, pasta dental e travesseiro entram na lista..  

Triste

A “Médico Sem Fronteiras” foi obrigada a sair da Somália, após décadas salvando vidas, porque representantes de ajuda humanitária, antes imunes, foram sequestrados e mortos. 

O guarda costas

Leones Dall’Agnol, ex-assessor de Paulo Bernardo (foto), se fortaleceu na Casa Civil como chefe de gabinete de Gleisi. Foi posto ali pelo ministro, para blindar a esposa.  

Ponto Final 

Enfim, a Dilma vai mandar um alô criptografado para Obama.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade