Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Vida e obra de Luiz Henrique Schwanke são analisadas em palestra em Florianópolis

“De-morar no arquivo de Schwanke” acontece nesta quinta-feira e integra o programa Gerações Masc

Redação ND
Florianópolis

O artista visual joinvilense Luiz Henrique Schwanke (1951-1992) tem sua vida e obra analisada em palestra ministrada pela professora e doutora Rosângela Miranda Cherem em Florianópolis nesta quinta-feira (11). O evento, que integra o programa Gerações Masc, procura refletir sobre a carreira de Schwanke a partir de duas obras produzidas pelo artista nos anos 1970 – são analisados os principais aspectos que constituem o gesto criador para reconhecer como a seriação, a simetria e a expressão sensível se desdobram nos trabalhos posteriores do catarinense.

Instituto Schwanke/Divulgação/ND
Artista Joinvilense será foco do projeto Geração Masc no CIC

 

Entre as décadas de 70 e 80, Luiz Henrique Schwanke construiu uma produção vasta e vigorosa com 5 mil peças entre desenhos, pinturas, instalações, esculturas e projetos,  recebeu cerca de 30 prêmios nacionais e participou de inúmeras exposições individuais e coletivas. Suas obras integram acervos de museus de diferentes cidades, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

O artista catarinense ganhou em 2002 um museu que leva seu nome e acervo, o MAC Schwanke (Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke), localizado em Joinville, além do ILHS (Instituto Luiz Henrique Schwanke), equipamento voltado para pesquisa sobre arte contemporânea na cidade. Em mais de uma década de atuação, mesmo sem espaço físico próprio para o museu, o ILHS promoveu conferências, seminários, oficinas, exposições, publicações e palestras.

A palestra “De-morar no arquivo de Schwanke”, ministrada na Capital, é ministrada Rosângela Miranda Cherem, pesquisadora do artista que é professora da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Doutora em história pela USP (Universidade de São Paulo) e doutora em literatura pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Rosângela também coordena outros grupos de estudos das artes visuais. A especialista também realiza em Joinville o curso “Schwanke, Arquivo, Interlocuções e Desdobramentos” de agosto a novembro deste ano. Saiba mais através do site www.schwanke.org.br.

O quê: Palestra De-morar no arquivo de Schwanke - Gerações Masc
Quando:
11/8, 15h
Onde:
Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), av.Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis, tel. 48 3664-2633
Quanto:
Gratuito

O quê: Curso de extensão Schwanke, Arquivo, Interlocuções e Desdobramentos
Quando:
Aos sábados, 20/8, 17/9, 8/10, 5/11, das8h às 12h; 14h às 18h
Onde:
Instituto Schwanke, rua Dr. João Colin, 1.285, sobreloja da Brasilauto, bairro América, Joinville, tel. 47 9119-3680/3433-2522
Quanto:
R$ 400

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade