Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Verão Cultural leva boi de mamão às praias de Florianópolis

Redação ND
Florianópolis
Divulgação/ND
Apresentações começam sexta-feira e vão até dia 29 de fevereiro

Moradores e turistas que veraneiam nas praias de Florianópolis vão poder conferir um pouco da cultura local, enquanto apreciam as belezas naturais da cidade. A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes preparou uma agenda especial para levar apresentações folclóricas aos principais balneários, dentro da programação do Verão Cultural. Neste fim de semana (20 a 22), as comunidades de Santo Antônio de Lisboa, Armação, Canasvieiras e Jurerê serão integradas ao projeto, que prossegue até dia 29 de fevereiro, oferecendo atividades gratuitas nas áreas de cultura popular, música, teatro, dança, literatura, circo e artes visuais.


Na sexta-feira (20), haverá apresentação folclórica na praça Roldão da Rocha Pires, em Santo Antônio de Lisboa, às 19h. No sábado, a comunidade da Armação será animada pelo grupo de dança Alegria de Viver e pelos folguedos de boi, que se apresentam a partir das 20h, na frente da igreja. No domingo, o projeto segue para a comunidade de Jurerê, onde haverá brincadeira de boi-de-mamão, às 17h30, no final da avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, principal via de acesso à praia.


Numa promoção do Ponto de Cultura Carijó Espaço de Arte, também integrando a agenda do Verão Cultural, acontece em Canasvieiras o cortejo do Boi de Cá neste sábado (21), a partir das 20h. A concentração do grupo inicia no espaço cultural e o desfile dos integrantes segue pela rua Madre Maria Villac. As apresentações na região se repetem nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.


Na edição de 2012, o projeto Verão Cultural vai proporcionar apresentações de boi-de-mamão em Ingleses, Ponta das Canas, Jurerê, Canasvieiras, Praia do Forte, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Campeche, Armação, Lagoa do Peri, Pântano do Sul, Barra da Lagoa, além da região central e parte continental, abrangendo o Parque de Coqueiros. Quatro grupos folclóricos vão às comunidades mostrar aos veranistas o folguedo tradicional da Ilha de Santa Catarina, que é marcada por forte influência da cultura de base açoriana. 

Temporada animada


Paralelamente à agenda nos balneários, a Fundação Franklin Cascaes manterá suas unidades culturais funcionando, oferecendo aos visitantes uma programação especial com oficinas de renda de bilro, exposições, apresentações musicais e espetáculos teatrais na Casa das Máquinas e Casarão das Rendeiras (Lagoa da Conceição), Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Teatro da Ubro (Centro), além de apoiar atividades em algumas comunidades, em parceria com outras entidades. A programação completa do Verão Cultural nos meses de janeiro e fevereiro pode ser acessada no site da FCFFC (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).
 
Serviço
O quê: Verão Cultural – apresentação de boi-de-mamão nas comunidades
Quando/Onde: Sexta-feira (20) Santo Antônio de Lisboa – 19h
(Praça Roldão da Rocha Pires – centro histórico)                               
Sábado (21) – Armação do Pântano do Sul – 20h
(Final da Av. Antônio Borges dos Santos – na frente da igreja)
Sábado (21) – Canasvieiras – a partir das 20h
Concentração no Carijó Espaço de Arte e desfile na Av. Madre Maria Villac)
Domingo (22) – Jurerê Tradicional – 17h30
(Final da Av. Maurício S. Sobrinho – acesso à praia)                            
Quanto: gratuito
 
Obs.: se chover, a programação será transferida para outra data

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade