Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

"Tito e os pássaros" tem estreia em Florianópolis neste sábado, no cinema do CIC

A exibição faz parte da sessão especial da Mostra de Cinema Infantil

Karin Barros
Florianópolis
28/08/2018 às 21H59

A Mostra de Cinema Infantil volta às telas em Florianópolis com sessão especial deste sábado (1) até o dia 8 de setembro. A programação atende toda a família no cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura) com pré-estreia nacional de “Tito e os Pássaros” e a animação colombiana “O Livro de Lila”, com dublagem ao vivo, além de reapresentar alguns dos filmes premiados na 17ª edição da Mostra, que aconteceu de 30 de junho a 8 de julho.

Filme mostra menino empenhado em combater uma epidemia de medo que deixa as pessoas assustadas e doentes - Divulgação/ND
Filme mostra menino empenhado em combater uma epidemia de medo que deixa as pessoas assustadas e doentes - Divulgação/ND


Com curadoria de Luiza Lins, idealizadora e diretora da Mostra de Cinema Infantil, as sessões são gratuitas, assim como a pipoca, e acontecem nos dias 1, 7 e 8, sempre às 16h. Durante a semana, de segunda (3) a quinta (6), a tela do cinema do CIC vai exibir quatro sessões por dia para as escolas. O objetivo dessa segunda etapa do projeto Escola é possibilitar que mais crianças participem da Mostra de Cinema e tornar o festival um evento presente o ano todo, visando a formação das crianças, jovens e realizadores locais. Nesta segunda etapa, o projeto Escola deve atender cerca de 2.500 crianças. 

Além da Mostra de Cinema Infantil, que tem alcance e reconhecimento nacional e internacional, a diretora Luiza Lins explica que o evento promove também o Circuito até novembro nos municípios catarinenses e o Cineclube da Mostra, aos sábados no cinema do CIC. O objetivo, segundo ela, é fazer com que esses eventos também contribuam com a formação e capacitação dos realizadores locais, abrindo espaços de reflexão e debate, transformando Florianópolis em um polo para o desenvolvimento da produção do cinema infantil.

Esta semana o Palquinho da Mostra ainda recebe duas apresentações musicais: o grupo Tac Tic Tum e a Banda de Pífanos do Ribeirão. Nos sábados, 1 e 8 de setembro, os grupos se apresentam às 17h30 no espaço do Café Barió, no CIC.

A ideia do medo

“Tito e os Pássaros” será exibido neste sábado, na sessão especial da mostra. Eleito o melhor filme de animação infantil no Anima Mundi 2018, ele já passou pela França e foi selecionado para ser exibido este ano no festival de cinema de Toronto (Canadá) e no Lucas, em Frankfurt (Ale). O filme conta a história de Tito, um menino de 10 anos empenhado em combater uma epidemia de medo que deixa as pessoas assustadas e doentes. “É o medo nas grandes cidades, não é medo do desconhecido, é real, é o que a gente vive no dia a dia”, explica André Catoto, um dos diretores do longa ao lado de Gustavo Steinberg e Gabriel Bitar. 

A animação contou com um orçamento de R$ 5 milhões, foi realizado em 2D e tem 80 minutos de duração. O projeto começou a ser desenvolvido em agosto de 2015, a produção aconteceu em 2017 e a finalização terminou este ano. A produtora espera que o trabalho entre no circuito comercial de cinema entre este e o próximo ano.

A estética do longa chama a atenção logo de cara, pois os desenhos são como telas de pintura à óleo. “Tem forte influência do expressionismo alemão, que traz muita referência do medo, com pontos angulados e pinceladas, fazendo com que a gente se aproxime dessa ideia”, acrescenta o diretor.

Catoto e os sócios são de uma produtora de São Paulo, mas ressalta que a aceitação do longa infantil tem sido muito positiva no exterior. “O cinema de animação no Brasil tem crescido bastante. Nos últimos cinco anos o número de produções se equipara a tudo que já havia sido feito anteriormente, e isso inclui a alta produção de outros estilos de filmes e séries”, salienta. Para ele, a pluralidade da produção brasileira é a o que gera a identidade do cinema infantil nacional. 

Serviço

O quê: Sessão Especial da Mostra de Cinema Infantil
Quando: De 1 a 8/9, sessões de 1, 7 e 8/9, 16h
Onde: cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), av. Irineu Bornhausen, Agronômica, Fpolis
Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade