Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Terceira edição da Feira ArteFoto começa nesta terça-feira, em Florianópolis

Realizada pela Helena Fretta Galeria de Arte e o Nefa (Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte), ela visa fomentar o mercado e educar o público para a fotografia

Karin Barros
Florianópolis
26/08/2018 às 20H37

Produzir, educar e comercializar é o que precisa o mercado da fotografia em Santa Catarina para continuar a crescer. Em Florianópolis, afirmando-se como o mais importante espaço dedicado a divulgação e comercialização de trabalhos fotográficos autorais do Estado, começa amanhã mais uma edição da Feira ArteFoto, realizada pela Helena Fretta Galeria de Arte e o Nefa (Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte). 

Terceira edição da Feira ArteFoto começa nesta terça-feira, em Florianópolis - Flávio Tin
Evento é realizado por Helena Fretta Galeria de Arte e Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte - Flávio Tin

Em seu 3º evento anual, sempre no mês de agosto por ser o mês da Fotografia, a feira reúne cerca de 20 artistas nesta edição, entre representantes da galeria e participantes do Nefa. A curadora do evento e doutoranda da Udesc, Lucila Horn, explica que o mercado da fotografia no país ainda é mais concentrado na região sudeste, e que no Estado ainda há poucos colecionadores. “A gente precisar criar um mercado, por isso a feira tem a ideia de comercializar os trabalhos um pouco abaixo do preço de exposições individuais, por exemplo, para estimular o colecionismo de foto”, diz. 

A Feira ArteFoto é como uma plataforma de intercâmbio cultural e artístico entre colecionadores, artistas, e admiradores desse segmento das artes, oportunizando aos visitantes adquirirem imagens a valores especiais. Em quatro dias o público poderá apreciar e adquirir trabalhos já emolduradas ou prontos para emoldurar, fotos individuais ou séries, todas com matérias de qualidade, em canvas ou papeis especiais. 

“Hoje a gente se une para alimentar essa cadeia produtiva. Temos muita produção, muita gente se expressando, mas não chega ao público porque não tem mercado de galeria e institucional, o que também não forma público”, acrescenta Lucila, que afirma que a situação está bem melhor do que já foi, mas que a ideia é desenvolver a feira ainda mais através do Nefa, que contém dois grupos de discussão em Florianópolis e um Balneário Camboriú. 

Educar e criar público 

O comércio não é o foco principal da feira, apesar de sua importância, por isso, ela é aberta a visitação do público nos quatro dias. “Queremos estabelecer essa relação de quem vende com quem faz e com quem compra, mas queremos unir também a educação, dar opção de escolha ao público”, coloca a curadora e coordenadora do Nefa. 

Na feira, haverá de fotos de natureza até montagens que inserem pintura. “O quê une todos esses projetos é que existe uma pesquisa, um processo criativo, pessoas comprometidas”, afirma. Nomes, como Betinha Trevisan, Soninha Will, Ronaldo Azambuja, Joice Mussi, Luciana Petrelli, Murilo Rafael e obras da própria curadora estarão presentes. 

No sábado, às 10h, dia que se encerra a feira, Lucila fala um pouco da sua experiência com a fotografia na palestra gratuita “Fotografia no campo da arte é arte”, com vagas limitadas. “Vou mostrar como a foto se insere no campo da arte, porque existe um preconceito em relação a foto por ela incluir um aparato. Às vezes as pessoas separam foto de arte e colocam como menor valor por ela incluir um equipamento tecnológico, mas é uma forma de expressão e há pesquisa envolvida nela. Para a foto é preciso desenvolver o seu olhar, se autoconhecer, conhecer o que quer mostrar, entender e ir adiante no processo”, antecipa ela. 

SERVIÇO

O que: 3ª Feira ArteFoto
Quando: abertura 28/8, 18h, até 1/9, quarta a sexta-feira, das 10h às 18:30h, e sábado das 10h às 17h
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte, rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis
Quanto: gratuito
Informações e inscrição para a palestra: feiraartefoto@gmail.com

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade