Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

TeiaCatarina reúne fórum, mostras e apresentações artísticas na Capital

Evento inicia na quinta-feira e segue até sábado

Marciano Diogo
Florianópolis
Divulgação/ND
Grupo Arreda Boi estará presente no evento


Amanhã inicia o Teia Catarina, evento que consolida o programa Cultura Viva no Estado – projeto associado ao MinC (Ministério da Cultura) que mapeia os pontos de cultura no Brasil. Com o tema “Conexões Sustentáveis” o encontro, que segue até sábado, trará para o Largo da Alfândega, no Centro Histórico da Capital, uma série de apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições, exibições de filmes, recitais, entre outras várias atividades.

A edição de 2015 do Teia Catarina consolida o Programa Cultura Viva em Santa Catarina, que passou de 18 Pontos de Cultura conveniados diretamente com o Ministério da Cultura no início do programa, em 2004, para 60 projetos em 2008, quando o governo catarinense passou a participar da gestão e financiamento das ações. O objetivo do programa é a ampliação de iniciativas culturais nas comunidades para fortalecer a diversidade cultural. A iniciativa obteve tanto sucesso que se transformou em política pública de Estado em 2014, com a criação da Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018).

Segundo os organizadores da Teia, os pontos de cultura estão presentes em todo o Brasil, constituindo um movimento social para além da institucionalidade dos convênios, como uma comissão nacional que se organiza pela rede, em reuniões e nas TEIAS, como são chamados os encontros presencias que reúnem mostras artísticas e fóruns de debates. É neste cenário que o tema da TEIA catarinense se justifica: Conexões Sustentáveis.

De acordo com os organizadores do Teia em Santa Catarina, o evento servirá como um grande fórum, em praça pública, para debater os rumos do programa e a sustentabilidade dos projetos artísticos e culturais. “A Teia Catarina é a apresentação pública das manifestações artísticas vinculadas aos Pontos de Cultura”, explica Carol Freitas, da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), coordenadora do programa no Estado. “A Teia servirá como uma grande vitrine da representatividade e diversidade cultural do Estado”, afirma Carol.

Ainda na sexta-feira, às 18h30min, será realizado o "Cortejo da Diversidade". O cortejo será uma grande caminhada dos pontos de cultura pelo centro de Florianópolis, saindo do Largo da Alfândega. Os envolvidos caminharão com seus instrumentos, indumentárias e bonecos fazendo um espetáculo "em trânsito" pela cidade.

O quê: Teia Catarina.
Quando:
29, 30, 31/1, diversos horários.
Onde:
Largo da Alfândega, Centro Histórico, Florianópolis.
Quanto:
Gratuito. Confira a programação completa no site http://pontos.cultura.sc/

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade