Publicidade
Sábado, 20 de Outubro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Retomado, Festival Isnard Azevedo começa neste sábado com mais de 100 atividades

Evento volta ao calendário com programação espalhada pela cidade até o dia 22 deste mês

Redação
Florianópolis
13/09/2018 às 20H28

Depois de um hiato de três anos, o Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo volta a ocupar a cena principal do teatro da Capital a partir deste sábado até 22 de setembro. Esta edição serão mais de  100 atividades teatrais gratuitas, com trabalhos catarinenses, de outros Estados e também da Argentina. Aliás vem de Buenos Aires o espetáculo que abre o evento amanhã às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho: “Kutumpra”, da Cia Urraka.

O espetáculo “Kutumpra”, da Cia Urraka, de Buenos Aires, abre oficialmente o evento amanhã, às 20h, no TAC - Cortesia lollapalooza/Divulgação/ND
O espetáculo “Kutumpra”, da Cia Urraka, de Buenos Aires, abre oficialmente o evento neste sábado, às 20h, no TAC - Cortesia lollapalooza/Divulgação/ND



A peça, de humor sem texto, mistura a música e o movimento para relatar pequenas histórias, atravessando as barreiras da linguagem, como no cinema mudo e na pantomima. No cenário, que representa um típico bairro portenho, sete personagens transformam cada objeto em instrumentos musicais: garrafas de vidro, baldes, tubos de plástico, tampas de refrigerantes, entre outros, além do próprio corpo.

Nesta edição, foram mais de 500 inscrições de diversos estados e da Argentina para participar do evento. Deste número, a curadoria selecionou 53 grupos que farão 86 apresentações em 30 espaços públicos e privados da cidade. “Além da Mostra Oficial que reunirá artistas das mais variadas partes do Brasil, também teremos a 2ª Mostra Quintais Cênicos que possibilitou uma participação efetiva da produção local. Ou seja, nosso festival volta com força total em todos os cantos da cidade, mostrando que arte e cultura são fundamentais para a vida das pessoas”, destaca Roseli Pereira, superintendente da FCFFC (Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes).

“Chapeuzinho Vermelho” ganhou versão contemporânea pelo Projeto Gompa (RS) - Divulgação/ND
“Chapeuzinho Vermelho” ganhou versão contemporânea pelo Projeto Gompa (RS) - Divulgação/ND



Também de praxe do evento, ocorrem ações de formação nos dias 17, 18, 20 e 22 de setembro, no auditório da Casa da Memória, no Centro da Capital. O público poderá participar de rodas de conversas teatrais, com temas como “Teatro para a infância – um novo olhar” e “Gestão de espaços de grupo – permanência e desafios”, que serão mediadas por profissionais convidados.  Já no dia 19 ocorre a Roda de Negócios Teatrais, das10h às 18h, com a presença dos curadores do Floripa Teatro e de outros Festivais realizados no país.

"O Festival Isnard Azevedo está de volta e vem ocupar um espaço legítimo de celebração da arte teatral em Florianópolis. Retorna revigorado, com intensa participação de grupos locais, ampliando ações de encontro e discussões acerca da produção teatral da cidade, e redescobrindo caminhos para sua valorização e permanência.", afirma SulangerBavaresco, diretora artística do evento..

”Auto da Compadecida” integra a Cena Universitária - Mariana Smania/Divulgação/ND
”Auto da Compadecida” integra a Cena Universitária - Mariana Smania/Divulgação/ND




Cena universitária e nas comunidades

Esta edição também dá atenção especial aos espetáculos infantojuvenil, fazendo um verdadeiro encontro entre artistas e seu público em formação, seja em escolas, teatros e /ou espaços públicos. Escolas podem se inscrever para levar seus alunos às apresentações.

Além das mostras em locais fechados da Capital, o festival reedita o “Cena Aberta nas Comunidades”, com encenações para o público em espaços como Largo da Catedral, Bolsão final da avenida Beira-mar continental, Praça da Costeira do Pirajubaé, Jardim Botânico, Centro de Convivência da UFSC, Praça Bento Silvério, entre outros.

As companhias de teatro de Florianópolis são as protagonistas da 2ª Mostra Quintais Cênicos, que integra a programação e reunirá apenas peças locais. Entre os espetáculos programadas para a semana está “Estardalhaço”, da Traço Cia. De Teatro, no dia 15, às 16h, na Associação Cultural Quilombo Estúdio, no Itacorubi.

As oficinas para crianças, jovens e adultos também fazem parte da 2ª Mostra Quintais Cênicos e ocorrem em seis locais diferentes, entre elas a Oficina de Palhaçx (assim mesmo, com x), por exemplo, é para maiores de 16 anos e Vivência Teatral para Crianças, com Diana Adada Padilha e Giovana Rutkoski

Já a Mostra Cena Universitária ocorre em quatro locais de Florianópolis, entre os dias 16 e 21 de setembro, apenas com apresentações de grupos formados na UFSC e na UDESC. 

Já a Mostra Paralela, terá apresentações no Teatro da Ubro, na Conca Club e na Morada Cênica. 

Serviço:

O Quê: Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo

Quando: de 15 a 22/9, diversos horários

Onde: diversos locais públicos e privados de Florianópolis

Quanto: gratuito. Informações e programação completa em:www.floripateatro.com.br

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade