Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Resultado de 30 anos de pesquisas, obra da Editora da UFSC aborda a mitologia guarani

Escrito pelo antropólogo Aldo Litaiff, o livro “Mitologia Guarani: a criação e destruição da Terra” reúne narrativas míticas de indivíduos de diferentes idades, locais e tempos

Redação ND
Florianópolis
29/05/2018 às 23H22

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina acaba de publicar o livro “Mitologia Guarani: a criação e destruição da Terra”. A obra é o resultado de quase 30 anos de pesquisas do antropólogo Aldo Litaiff entre os índios Guarani do litoral brasileiro. Trata-se de narrativas míticas de indivíduos de diferentes idades, de vários locais e tempos diversos, sobre as ações dos heróis Kuaray e Jacy, o sol e a lua respectivamente. No livro também constam outras versões destes mesmos mitos, registrados por religiosos e viajantes entre os índios Tupi e Guarani também no litoral do Brasil, desde o século 16, alguns ainda inéditos em língua portuguesa.

Aldo Litaiff tem mestrado em ciências sociais pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC, é doutor em Antropologia pela Universidade de Montreal, Canadá, com pós-doutorado em Antropologia pela EHESS, Sorbonne, França. Foi antropólogo e pesquisador do Laboratório de Etnologia Indígena do Museu da UFSC, onde também ministrou aulas. Anteriormente, foi fotógrafo da Agecom.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade