Publicidade
Quinta-Feira, 19 de Julho de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Restaurante em Florianópolis faz fusão de sushi com culinária italiana, mexicana e francesa

O Jun Temakeria estreia no final de dezembro a inclusão da culinária molecular aos sushis gourmets

Karin Barros
Florianópolis
Bruno Ropelato/ND
No Jun Temakeria, ingredientes como queijo brie, o fígado de pato, a guacamole são incorporados aos pratos


O sushi já saiu do patamar de moda e se consolidou no gosto dos moradores da Capital e região. Atualmente, centenas de restaurantes orientais lucram no período do almoço e da noite vendendo muito sushi, sashimi, niguiri, uramaki, hots e por aí vai. Apesar do boom no mercado gastronômico da Capital, e o aumento de restaurantes do estilo, os valores, que continuam altos, não assustam os amantes da comida. “A nossa matéria-prima é muito cara. De Florianópolis conseguimos apenas o polvo, vieira e as ostras. Com aumento do dólar, o salmão aumentou 30%, mas não podemos repassar tudo isso ao cliente”, explica Pablo Alexandre Moller, 32, gerente do Jun Temakeria, em Coqueiros.

Agora, para quem quer fugir um pouco do tradicional, o que tem atraído certo olhar são os sushis gourmets. Claramente muito mais caros que os já degustados, eles são muito elaborados, tem pratos bem ornamentados e sabor diferenciado – dispensando até o shoyu.

O Jun Temakeria, localizado na parte continental de Florianópois, é um dos restaurantes que foca no tema. Com dois anos de existência, o local aconchegante comporta até 55 pessoas e tem 13 funcionários. No cardápio, eles servem até 12 pratos gourmets, além dos tradicionais, as sobremesas e as bebidas.

Os quatro sushimen, coordenados pela chefe de cozinha internacional Maria Garcia e o chefe de sushi Rodrigo Capozzi, fazem os pratos gourmets com fusões da culinária italiana, com polpetone e o molho comodoro, mexicana, com nachos e guacamole, e francesa, com queijo brie e geleia de pimenta, por exemplo. “Procuramos usar o mínimo de produtos industrializados e fazer tudo na casa, como molho tare, o comodoro, o gengibre, e a geleia de pimenta”, explica Pablo. Na casa, o sushiman tem total liberdade sobre a barca pedida pelo cliente. Ele apenas diz suas preferências pelos peixes ao garçom, e recebe sempre um prato exclusivo. Todos acompanham uma entrada e uma sobremesa.

O prato Ebi roll crocante, o carro-chefe da casa, leva camarão empanado, sashimi, molho de ostra e alho poró, com quatro unidades, sai por R$ 21. Outro que também está entre os mais solicitados é o salmão e atum em cubos, com limão e alecrim, com oito unidades, por R$ 18. Ele não leva arroz. Um prato homenageia a Ilha, o Shima (ilha em japonês) roll, que leva ostras ao vapor, cream cheese, salmão selado e molho de ostras.

Bruno Ropelato/ND
Novidade ainda este mês serão alguns elementos da cozinha molecular, que dão textura e sensações diferentes ao paladar


Culinária molecular


A novidade que deve entrar no cardápio no dia 20 de dezembro fica por conta da cozinha molecular, que será acrescentada ao sushis gourmets. “A ideia é mudar a textura de coisas que são tradicionais, como a mussarela de búfula, que tem textura de queijo, algo duro. Na molecular, ela vira uma espécie de bolha que estoura na boca trazendo o gosto exatamente igual da mozarela. O azeite de oliva também pode ser transformado em um pó”, diz Pablo, acrescentando ainda que até a saquerinha passará pela novidade do Jun. O prato Salmão Caprese, por exemplo, é o que leva a esfera de queijo em cima de djow de salmão, gelatina de tomate e aire de pesto. O hot de beijinho também deve entrar como mais uma opção de sushi doce.

Em breve, quem curte a culinária japonesa também poderá fazer pedido em casa do Jun, com o delivery que deve abrir, mas ainda sem data prevista.

Bruno Ropelato/ND
Os pratos são degustados com os olhos


Conheça outros sushis gourmets

Onde: Jun Temakeria, av. Eng. Max de Souza, 1,302, Coqueiros, Fpolis
Quando: das 11h às 14h, e das 18h a 0h, de segunda a sábado

Onde: Black Sheep, Hotel Majestic, av. Beira-Mar Norte, Centro, Fpolis
Quando: das 20h à 1h, de quarta a sábado

Onde: Kotaka Sushi e Onigiri, rua Pref. Dib Cherem, 2.480, Capoeiras, Fpolis
Quando: das 18h30 às 23h30, de segunda a sábado 

Onde: Nipô Sushi, Primavera Garden, SC-401, Saco Grande
Quando: das 11h30 às 14h30, e das 18h30 às 23h30, de segunda a sábado

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade