Publicidade
Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Renata Swoboda comemora seus 30 anos em show no TAC nesta terça (22)

Músicas autorais, como a inédita "Clarícias", compõem o repertório

Carolina Moura
Florianópolis

Divulgação
Show reflete sua maturidade como cantora, com todos os detalhes bem pensados, da iluminação ao roteiro

Desde que começou a tocar, a cantora Renata Swoboda passa seu aniversário no palco. Ela já considera esse o seu presente, que neste ano virá adiantado: embora a data seja 25 de maio, ela vai comemorar hoje, no show do TAC 7:30. Completando 30 anos, Renata leva ao palco um trabalho coeso e aprimorado, que vem com a maturidade.

“Eu percebi que aquela música do Chico é bem verdade. ‘A Rita levou os meus 20 anos.’ Sempre tem alguém que leva os nossos 20 anos”, diz a cantora, que se considera pronta para os 30. O seu trabalho também se mostra mais profissional, como é o caso do show desta noite, que tem direção de Karine Cupertino. “O show é bem elaborado, bem pensado em luz e roteiro.”

O mesmo show que Renata apresenta aqui vai para o Rio de Janeiro nos dias 29 e 30, onde ela foi convidada pelo projeto Levada Oi Futuro, que revela os novos artistas da música brasileira. A maior parte do repertório é de músicas autorais, como “Batuque Não”, “Ilhada”, “Vinegar Tom” e “De quando”, cujo clipe fez parte da programação da MTV, após a cantora vencer a Batalha de Luau do Verão do canal de música em 2010. Uma novidade é “Clarícias”, música inédita que será lançada no show de hoje. O vídeo já está disponível no Youtube, e Renata diz que quem a ouviu acha que esse será um novo hit.

Ao longo dos anos as canções estão sendo lapidadas junto à banda, formada por Max Tommasi, Diogo Valente e Fabio Caxopa, que já trabalham com Renata há dois anos. Ela acredita que agora elas estão em um bom patamar. “Eu estou amadurecendo meu trabalho agora, estou me encontrando. Está começando a ficar bom o negócio”, ela brinca.

Com mais maturidade profissional e músicas aperfeiçoadas, Renata pretende lançar um CD até o fim do ano. “Não estou com tanta pressa, na verdade o que venho fazendo ao longo desse tempo é fazer um arranjo legal das músicas, arrumar o repertório. Não adianta eu gravar o CD e aí começar a elaborar”, explica.

Várias origens, várias influências

Nascida em São Paulo, criada no Rio de Janeiro e em Florianópolis, com uma passada pelo Estados Unidos, Renata já foi chamada de paulistana, carioca e manezinha, e já não se importa mais. Mas é na Capital catarinense que ela se sente em casa — onde passou sua adolescência, desde os 12 anos, e onde começou a trabalhar com a música.

Para ela, essas várias origens se refletem em sua música, que mistura o soul, a MPB e o rock. Uma combinação que imprime contemporaneidade ao seu trabalho, o que deu certo, a ver pela premiação na MTV e pelo convite para o Levada Oi Futuro, que lhe dão projeção fora de Santa Catarina. Nesse último projeto, ela está entre as 20 atrações escolhidas para representar o cenário atual da música brasileira, em uma programação distribuída entre os meses de maio e outubro.

Serviço

O quê: Renata Swoboda no Projeto TAC 7:30
Quando: 22/5, 19h30
Onde: TAC (Teatro Álvaro Carvalho), rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, tel.: 3028-8070 / 3028-8071
Quanto: R$ 10 (R$ 5 meia)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade