Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

TV Record planeja série bíblica inspirada no seriado de sucesso "Game of Thrones"

Minissérie idealizada por Vivian de Oliveira, também roteirista da novela "Os Dez Mandamentos", deve estrear no início de 2017

Marciano Diogo
Florianópolis
Divulgação
"Reinos" vai explorar as disputas territoriais históricas contidas na Bíblia 


Disputas territoriais históricas repletas de conspirações políticas e com um forte teor bélico. Esse será o mote do novo seriado da TV Record, “Reinos”, programado para estrear no começo de 2017. Tendo como idealizadora a roteirista Vivian de Oliveira, também responsável pela novela “Os Dez Mandamentos”, “Reinos” será inspirada na série de sucesso do canal HBO “Game of Thrones” e terá uma produção internacional, com parceria com a produtora Swen Group, de Los Angeles.  A série, que deve ser exibida em um horário incomum, por volta das 23h, será baseada no Velho Testamento e contará a história da formação das 12 tribos de Israel e a disputa pela Terra Prometida.

“A ideia para criar ‘Reinos’ surgiu ainda quando escrevi ‘Rei Davi’, sobre a disputa de poder entre os reis da época. No fim do último ano escrevi uma sinopse para a série e ela já foi vendida pela emissora nos Estados Unidos. O seriado vai retratar vários reinos, entre eles a Síria e a Macedônia, e as guerras pela Terra Prometida”, conta a autora Vivian de Oliveira, que é pós-graduada em roteiros pela UCLA (Universidade da California, Los Angeles) e frequentadora da congregação protestante Nova Igreja. A minissérie “Rei Davi”, produzida em 2012, foi o primeiro grande sucesso bíblico da TV Record, e chegou a ser exibida nos Estados Unidos pelo canal MundoFOX.

Por ter como referência o seriado “Game of Thrones”, “Reinos” deve trazer cenas de violência devido ao enfoque nas guerras. Porém, o grau de violência da Guerra Santa retratado no seriado dependerá do horário em que ele for exibido. “Não tem como fugir desse teor bélico. Mas isso dependerá muito também do horário de exibição – se ela for ao ar mais tarde pode ser mais ousada”, explica a roteirista Vivian. A superprodução também deve seguir o formato de minissérie, sendo apresentada em dez capítulos. 

Caso seja exibido fora do horário nobre, às 23h, o seriado “Reinos” também deve atingir um telespectador diferenciado. “’Rei Davi’ tinha um público masculino enorme, creio que pelas conspirações políticas. Se o horário de exibição muda, o público também muda. Acho que a série poderia angariar um novo perfil de telespectador”, completa a autora.

O desafio de adaptar
Diante da repercussão crítica sobre os critérios de adaptação utilizados nas tramas bíblicas das novelas e séries da TV Record, a roteirista Vivian de Oliveira reforça que é difícil agradar a todos. “É desafiador o processo de adaptação: tenho que exercer bastante a criatividade para encontrar alternativas. Também faço muita pesquisa histórica do Egito Antigo, do povo hebreu. Mas a adaptação é livremente inspirada na Bíblia, não é fidedigna. Também exerço a liberdade poética, entro nas lacunas do texto bíblico, crio histórias diante da perspectiva de outros personagens”, conclui a roteirista da novela “Os Dez Mandamentos”, que segue em exibição até outubro deste ano. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade