Publicidade
Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 32º C
  • 22º C

Refletindo os tempos atuais, Thiago Ramil apresenta novo álbum em Florianópolis

O artista gaúcho reflete no projeto “EmFrente” os anseios de uma geração que procura um lugar ao sol dentro do panorama em que Brasil e mundo estão mergulhados

Redação ND
Florianópolis
28/11/2018 às 12H10

O gaúcho Thiago Ramil reflete em sua música os anseios de uma geração que procura um lugar ao sol dentro do panorama em que Brasil e mundo estão mergulhados. “EmFrente”, que será apresentado em Florianópolis nesta quinta (29), em O Pátio Biergarten no Campeche, é mais que um disco de artista: produzido por Guilherme Ceron e pelo próprio Thiago, reúne talentosos músicos que juntos compuseram e enriqueceram os arranjos e as intenções do disco. É um trabalho de amigos e parceiros que vêm produzindo e criando coletivamente, que sabem que esta é uma linha, um caminho a seguir, juntos e fortalecidos, em meio aos acontecimentos e mudanças da atualidade.

Músico fará show no Campeche da turnê do disco feito com amigos e que fala de enfrentamento - Guilherme Bragança/ND
Músico fará show no Campeche da turnê do disco feito com amigos e que fala de enfrentamento - Guilherme Bragança/ND


“Acho que uma coisa massa que o ‘Em Frente’ traz é o diálogo com outros artistas da minha geração tornando o álbum mais abrangente do que o meu universo como compositor’, afirma Thiago, que compôs algumas das novas músicas com Alércio PJ (Musa Híbrida), Poty Burch, Alexandre Kumpisnki e o Felipe Zancanaro (ambos da Apanhador Só) e Diogo Maestri, e gravou no bairro Tristeza, onde cresceu em Porto Alegre, dando um clima ainda mais emotivo ao projeto.

Entrevista

Thiago, fale sobre o título desse novo álbum: EmFrente...

O título traz a multiplicidade de sentidos presentes em uma palavra, algo que gosto muito de explorar como compositor. 'EmFrente' tem três sentidos muito importantes para mim, e que expressam, de alguma forma, o conceito e o propósito do álbum: o enfrentamento, daquilo que vem em frente (como perspectiva), a partir da construção de frentes (processos coletivos e gregários para possibilitar o enfrentamento). E reforçando ainda mais esse propósito, o álbum foi viabilizado através de um financiamento coletivo, contando portanto com o envolvimento de muitas pessoas, além de ter sido realizado de maneira muito horizontal e com a participação de muitos outros artistas e músicos parceiros. Por isso, gosto de pensar que é um disco que foi criado a partir de uma frente composta por muitas pessoas, e que se projeta em frente, propondo enfrentamentos necessários aos dias atuais.  

 

Em turnê nacional, o show em Floripa acontece depois de apresentações no RS, RJ e SP. Como tem sido a receptividade às canções desse lançamento?

Tem sido muito positiva. O público gostou e elogiou muito o show e o disco, o que me deixa muito contente. O show no Rio de Janeiro foi bastante especial, pois teve grande envolvimento na realização e a noite aconteceu plenamente, gerando grande alegria a todos o envolvidos. A turnê, que começou em Santa Maria no dia 15/11, tem sido muito positiva, pois vem aproximando ainda mais a banda e possibilitando novos laços e importantes relações de trabalho.

 

Vindo de uma família de artistas consagrados, é difícil não perguntar a você sobre essas influências - ou não. Como funciona essa proximidade artística na família?

A minha família é certamente minha principal referência, já que desde que nasci escuto e assisto o desenvolver da carreira dos meus tios. Essa proximidade certamente me inspirou e impulsionou o desejo de ser compositor e ter uma carreira musical. Além disso, meus pais sempre estimularam eu e minha irmã a termos envolvimento com a prática musical e possibilitaram o contato com a música desde muito cedo. Começamos com o violino aos 6 anos de idade, o que nos emprestou importante contato com a música desde a infância. Mas pra além da música, o ambiente familiar dos Ramil tem diversos universos artísticos o que é importante na nossa formação. Tenho uma prima atriz, uma outra prima artista visual, entre outras expressões na família, o que me orgulha muito.

 

E quais suas outras influências musicais? O que você gosta de ouvir?

Além da minha família tive e tenho importantes referências músicas. A escola da MPB (Caetano, Chico, Milton,...),  me ensinou muito sobre o universo da canção,  os sambas de velha guarda  também os quais ouvi muito com minha irmã. Sou muito atento aos lançamentos da cena independente, aprendendo muito com os meus pares. Mas também ouvi muito na minha vida Beatles, radiohead, bob marley, cake, Sondre Lerche, D`angelo, Paulo Cesar Pinheiro, Adoniran Barbosa, Cartola,..

 

E como você define sua música e maneira de compor?

É sempre muito difícil responder essa pergunta, pois costumo subverter os gêneros mesmo quando os uso como referência. Mas entendo que trabalho como cancioneiro e através dos arranjos busca emprestar uma roupagem original às canções, e os arranjos, mesmo utilizando algum gênero musical como referência, buscam subvertê-los minimamente, dar uma "puxadinha no tapete" do gênero (hehe). Como compositor, acabo por compartilhar parte das minhas experiências e projeções e penso que temos uma importante responsabilidade em tornar audível pautas muitas vezes não vistas/ouvidas/narradas.

 

O que o público de Santa Catarina pode esperar do show desta quinta-feira?

Pode esperar um show intenso, bastante visceral, onde apresentamos o repertório do EmFrente com grande proximidade dos arranjos e intenções do disco. O fato da banda ser formada por músicos que gravaram o disco torna ainda mais vívido o universo do álbum, ganhando maior intensidade por ser um contato direto, reflexo da apresentação ao vivo. O fato de encerrar essa longa viagem junto, traz um sabor especial pro show. Acho que vai ser bonito! :) 

 

Serviço:

O quê: Show de Lançamento “EmFrente”, de Thiago Ramil
Quando: 29/11, 21h30
Onde: O Pátio Biergarten, rua Vento Sul - Loja 4 – Campeche, Florianópolis
Quanto:
R$ 30/R$ 40 (no local)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade