Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Projeto Gerações Masc convida o artista José Maria Dias da Cruz

Encontro será nesta quarta-feira, às 16h, e faz parte do calendário comemorativo pelos 68 anos de criação do Museu de Arte de Santa Catarina

Da Redação/ND
Florianópolis
28/03/2017 às 19H46
José Maria Dias da Cruz falará sobre sua trajetória artística - Márcio Henrique Martins / Ascom FCC/Divulgação/ND
José Maria Dias da Cruz falará sobre sua trajetória artística - Márcio Henrique Martins / Ascom FCC/Divulgação/ND



Fazendo parte do calendário comemorativo pelos 68 anos de criação do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), o mês de março reserva a 21ª edição do projeto Gerações Masc – Museu em Movimento, com o artista plástico José Maria Dias da Cruz, o evento acontece nesta quarta-feira, às 16h no Masc. O artista irá contar sobre sua trajetória artística ao público.

 José Maria participou da primeira edição do evento, em março de 2015. Na ocasião, falou sobre o pai, o escritor carioca Marques Rebelo, que trouxe a Florianópolis a Exposição de Arte Contemporânea em 1948, fato considerado o ponto de partida para a criação do então Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), que depois viria a se tornar o Masc.

O artista foi professor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, também no Rio de Janeiro. Tem três livros publicados: “A cor e o cinza”, “O cromatismo cezanneano”; e “Pintura, Cores e Coloridos”. Em 1948 participou da exposição que deu origem ao Masc. O trabalho de José Maria equilibra figura e geometria, transparência e forma pura, sem apelar para as distorções subjetivas. Seu enfoque diz respeito àrepresentação fotográfica da realidade e sua transposição num espaço virtual.

O projeto Gerações Masc - Museu em Movimento foi criado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Museu com o objetivo de movimentar a produção artística que o acervo do Masc contém, por meio de exposições, debates, filmes, mediações, palestras realizadas por artistas, professores, alunos em defesa de TCC, críticos de arte e curadores.  Nestes dois anos, o projeto já contou com a participação de diversos artistas, escritores e pesquisadores, como Fernando Lindote, Clara Fernandes, Rodrigo Cunha, Loro de Lima, Grupo Nha-ú e Giovana Zimermann.

 Serviço:

 O quê: Conversa com José Maria Dias da Cruz – projeto Gerações MASC

Quando: 29/3, às 16h

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis

Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade