Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Produção catarinense é vencedora em festival de micrometragens

Os produtores Vanusa Ferlin e Cristian De Cianco, que estavam afastados do meio audiovisual por nove anos, voltam em grande estilo.

Pedro Santos
Florianópolis
Divulgação
Vanusa Ferlin e Cristian De Cianco venceram com o curta "As aparências enganam"


Uma produção catarinense foi a vencedora da edição 2011 do Cel.U.Cine - festival de micrometragens. “As aparências enganam”, de Vanusa Ferlin e Cristian De Cianco foram contemplados com o prêmio de melhor curta no festival. “Foi uma surpresa total. Estamos até agora sem acreditar”, diz Vanusa.

 

O casal se conheceu em Buenos Aires, cidade de Cristian, quando Vanusa foi gravar uma novela na capital argentina e resolveu ficar por lá. Eles só saíram do país quando a crise avassalou a economia argentina em 2002. Vieram para Florianópolis, onde mora parte da família de Vanusa, e por aqui ficaram.

“Mudamos radicalmente de profissão. Florianópolis nunca foi um pólo de produção audiovisual. Tivemos que seguir para outro ramo”, lembra.

Abriram uma loja de informática nos Ingleses, Norte da Ilha, e deixaram a verve audiovisual se acalmar por nove anos. “A vontade de voltar a filmar nunca vai embora. Eu tinha muita saudade de trabalhar com arte.”

E então eles descobriram o Cel.U.Cine. Em sua quarta edição, o festival incentiva a produção de curtas de até 3 minutos sobre temas específicos. Para a última edição, um dos temas era “ditado popular”.

“O formato curto é mesmo um desafio que tivemos que enfrentar: contar uma história em tão pouco tempo”, observa Cristian.

Com a ajuda de amigos, equipamentos emprestados e luz natural, eles conseguiram produzir um curta sobre um homem que é julgado na rua pelo terno que está usando. Daí veio o título do filme.

“‘As aparências enganam’ é um dos ditados populares mais fortes que eu conheço. Então resolvemos apostar”, diz Vanusa.

Com o prêmio de R$ 18 mil reais, a dupla pretende apostar no futuro e se voltar novamente para a produção de teatro e cinema. “Agora vamos seguir nesse caminho tranquilamente”, observa Vanusa.

O filme pode ser visto em www.youtube.com/watch?v=p-tIUkJug8g&feature=related

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade