Publicidade
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Primavera dos Museus tem programação de exposições e oficinas nos museus de Florianópolis

O evento ocorre no começo da Primavera e acende debate sobre o feminino na contemporaneidade

Carol Macário
Florianópolis
Victor Carlson / ND
Masc também terá programação durante a semana da Primavera dos Museus

 

Começou esta semana em todo o Brasil a quinta edição do Primavera dos Museus, evento promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em setembro, sempre no começo da Primavera. Em Florianópolis, os museus da cidade terão programação de oficinas, exposições e exibições de vídeos ligados à temática “Mulheres, Museus e Memórias”.

Sempre com o intuito de sensibilizar as instituições museais e a comunidade em torno do debate sobre temas da atualidade, além de estimular a visitação dos museus, em 2011 a proposta do Ibram é que os museus sejam um espaço de indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.

Museu da Imagem e do Som

O MIS, em parceria com a Fundação Cultural Badesc, exibe hoje (terça, 20) os curtas-metragens “O Sr. e a sra. Martins”, de Laine Milan, “L´Amar”, de de Sandra Alves, e “Nem o Céu, Nem a Terra”, de Isabela Hoffmann Dummer. As três cineastas foram contempladas no Edital Prêmio Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura.

Museu de Arte de Santa Catarina

Um encontro na quinta-feira (22) com as Mulheres da Arte Catarinense vai reunir as protagonistas da produção artística de Santa Catarina nas dependências do Masc (Museu de Arte de Santa Catarina), no CIC (Centro Integrado de Cultura). Será um evento para reunir as muitas pesquisas poéticas e formas de expressão das mulheres do Estado. O encontro será registrado por meio audiovisual pelo Mis e resultará na produção um material para os arquivos documentais e históricos da memória do Masc.

Palácio Cruz e Sousa – Museu Histórico de Santa Catarina

O Palácio realiza hoje (terça, 20) a oficina “As Especificidades do Olhar- Um Outro Olhar”, com um ensaio fotográfico nos jardins do museu que dialoga com a história e a memória, sob a ótica feminina. Ainda no Palácio Cruz e Sousa serão realizadas a palestra Dança da Ratoeira: Uma Herança Trovadoresca na Cultura Catarinense, no dia 21, e a oficina Impressões de Primavera: Ações Afetivas na Expressão do Feminino, no dia 22.

Museu Victor Meirelles

O artista Fábio Morais ministra até o dia 23 a oficina “1 verdade X 1 mentira = ½ ficção”, com inscrições já encerradas. No sábado (24), o Museu Victor Meirelles recebe a exposição “DOBRAmentos: livros em trânsito”, um projeto de exposições passageiras pensadas para acontecer em apenas um dia. A proposta é levar os trabalhos para ambientes acolhedores, em que os folheadores convidados possam desfrutar de momentos em contato com os livros. A organização e curadoria é de Márcia Sousa e os artistas participantes são: Ana Carla de Brito, Anna Moraes, Bruna Maresch, Christiane Dalla Costa, Glauco Ferreira, Joana do Amarante, Joceane Tamara Willerding, Márcia Cardeal, Márcia Mathias, Maria Araujo, Michal Kirschbaum, Paula Albuquerque, Renata Patrão e Sílvia Teske.

As mostras permanentes e itinerante do Museu também estarão abertas ao público para visitação.

 

Serviço

O quê: Exibição dos curtas-metragens O Sr. e a sra. Martins (de Laine Milan), L´Amar (de Sandra Alves) e Nem o Céu, Nem a Terra (de Isabela Hoffmann Dummer)
Quando: 20/09, 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel. 3224-8846
Quanto; Gratuito

O quê: Encontro com as Mulheres da Arte Catarinense
Quando: 22/09, 15h30 às 17h30
Onde: Masc, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis, tel. 3953-2300
Quanto: Gratuito

O quê: Oficina “As Especificidades do Olhar - Um Outro Olhar”
Quando: 20/09, 14h às 17h
Onde: Jardins e Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina, Praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis, tel. 3028-8090
Quanto: Gratuito

O quê: Palestra Dança da Ratoeira: Uma Herança Trovadoresca na Cultura Catarinense
Quando: 21/09, 19h às 21h
Onde: Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina, Praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis, tel. 3028-8090
Quanto: Gratuito

O quê: Oficina Impressões de Primavera: Ações Afetivas na Expressão do Feminino
Quanto: 22/09, 14h às 17h
Onde: Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina, Praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis, tel. 3028-8090
Quanto: Gratuito

O quê: 5ª Primavera dos Museus: Museus e Redes Sociais
Quando: 19 a 24/9, horários diversos
Onde: Museu Victor Meirelles, rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis, tel. 3222-0692
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade