Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Premiado violonista francês faz show único em Florianópolis

Thibaut Garcia foi vencedor de um dos maiores concursos de violão clássico da atualidade

Dariene Pasternak
Florianópolis
LuisCastillaPhoto/Divulgação/ND
Aos 20 anos, Thibaut Garcia já foi premiado nove vezes em competições internacionais

 

Nascido em Toulouse, na França, Thibaut Garcia, 20, começou a tocar guitarra aos sete anos de idade. A origem espanhola influenciou o jovem na maneira única de interpretar as músicas que apresentará em show único e gratuito em Florianópolis hoje. Vencedor de um dos maiores concursos de violão clássico da atualidade, o GFA (Guitar Foundation of America), além de oito outras premiações internacionais, o jovem violonista executa um programa com diferentes tipos de peças em estilo clássico. “Mas também vou misturar com algo da música romântica e barroca de Johan Sebastian Bach, composições do século 20”, adianta o violonista, que fará um show integrado por sete composições.

Thibaut Garcia conta que seguiu a carreira musical graças à clara influência do pai, que também exercia a mesma profissão. “Meu pai é espanhol e minhas origens realmente influenciaram na minha escolha e na minha maneira de pensar sobre música. Lembro que meu pai era guitarrista e em nossa casa a música tocava o tempo todo: música clássica, guitarra clássica, flamenco”, conta o violonista, que pela primeira vez estará no Brasil e depois de Florianópolis segue em turnê para Santos, São Paulo, Brasília, Goiânia, João Pessoa, Natal, Mossoró, Campina Grande e Recife.

Apesar de ser francês e viver em Paris, Thibaut afirma que a cultura espanhola é que norteou de fato seu aprendizado. “Meus pais são espanhóis e eu cresci em Toulouse, onde a cultura espanhola é forte porque faz fronteira com a Espanha”, explica o músico, formado em guitarra pelo Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris. Ele já se apresentou na França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Romênia, Hungria, Canadá, Estados Unidos, Grécia, Argentina, México, Rússia e China. Além do recital nesta sexta-feira, Thibaut Garcia também realiza em Florianópolis uma masterclass aberta ao público na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) na próxima segunda-feira (10). O workshop é gratuito e não precisa de inscrição. Os ingressos para o show, que também será gratuito, podem ser retirados diretamente na bilheteria do TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), no Centro da Capital.

Serviços:

• O quê: Show de Thibaut Garcia

• Onde: TAC, rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, tel. 3665-6400/3665-6401

• Quando: 7/8, 20h

• Quanto: Gratuito

 

• O quê: Masterclass com Thibaut Garcia

• Onde: Departamento de Música do CEART/UDESC, av. Madre Benvenuta, Itacorubi, Florianópolis, tel. 33218000

• Quando: 10/8, 15h

• Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade